sexta-feira, janeiro 14, 2005

Blondie


Tira de 30/1/64, assinada por Chic Young.







Blondie é uma série criada por Chic Young em 8 de Setembro de 1930, em plena época de depressão.

A principal personagem masculina da série, Dagwood Bumstead, era oriundo de uma família riquíssima, tendo conhecido a loira Blondie em 1930, que não desdenhava uma série de pretendentes, e por ela se apaixonou, e com quem acabou por casar, a 17 de Fevereiro de 1933, após um greve de fome que durou 28 dias, casamento este que foi um acontecimento na altura e que fez encher páginas de jornais e Chic Young receber centenas e centenas de cartas de felicitações.

Só por isso, foi rejeitado pelos pais, que não aceitavam este relacionamento. Passando a viver de um emprego num escritório, como tantos outros americanos desta época, mudou-se para uma casa nos subúrbios, e passou a lutar dia a dia com as dificuldades do americano médio: contas para pagar, uma casa para mobilar, vizinhos a quem passaram a ter que aturar.

A populariadde da série aumentou, tal como a família Bumstead, tendo nascido um filho, Baby Dumpling (de nome real Alexander), a 15 de Abril de 1935. Em 1941 nasceu a filha Cookie, cujo nome surgiu de um concurso entre leitores da série, tendo havido quese meio milhão de cartas com sugestões, quando o prémio era de apenas 100 dólares.

Blondie sobreviveu por mais de sete décadas, enfrentando todas as difíceis épocas da história norte-americana e tudo aquilo que constitui o quotidiano de um casal: dificuldades de enfrentar o tédio de uma vida preocupada com a comida na mesa dia após dia, o dormir para se levantar logo de manhã no dia seguinte para ter que ir trabalhar, sustentar uma família, amar e viver, temas universais que construíram o seu sucesso e que a tornaram, de uma série sobre uma rapariga bonita, numa história das mais populares entre os comics norte-americanos.

Actualmente a série está a cargo do filho de Chic, Dean Young , e continua a encontar milhares e milhares de fãs, tendo as personagens adquirido nomes específicos segundo os países em que é publicada.

A tira que aqui apresento adquiri-a recentemente. Está assinada por Chic Young e datada de 30/1 de 1964.

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com