segunda-feira, julho 28, 2008

Quadradinhos em férias


Etiquetas:

domingo, julho 27, 2008

Histórias esquecidas 24: Formidáveis Aventuras de Mick, Mock, Muck de Arturo Moreno

Arturo Moreno nasceu na cidade de Valência, Espanha, em 1909, tendo desenhado para a revista Pulgarcito nos anos 20 do século passado, mas foi para a revista Pocholo, com a qual colaboraram grandes nomes dos quadradinhos espanhóis, que concebeu as Formidables Trapisondas de Mick, Mock y Muck, em 1932, que em Portugal foi traduzido para Formidáveis Aventuras de Mick, Mock, Muck, relatando as aventuras de um grumete, um marinheiro e um cão. Dois anos mais tarde desenharia para a mesma publicação Punto Negro en el País del Juego, cuja personagem principal era uma mancha de tinta.

Veio ainda a participar com diversos trabalhos na revista KKO, tendo posteriormente emigrado para a Venezuela, em 1948, onde trabalhou para o Ministério da Educação local e em filmes publicitários. Regressado em 1956 a Espanha, uma das suas colaborações foi com a revista TBO, na sua segunda fase, tendo mais tarde colaborado também com a revista Chito.

Mas Arturo Moreno dedicou-se igualmente ao cinema de animação, tendo realizado o filme Garbancito de la Mancha no ano de 1945, uma longa-metragem com 60 minutos e meio, com produção de José María Blay e guião de Julián Pemartín, que foi terminada com enormes dificuldades, dado o período conturbado que se vivia em Espanha e em grande parte da Europa, devido à II Guerra Mundial. Já em 1943, nos seus estúdios, conseguira realizar a curta-metragem El Capitán Tormentoso.

Abaixo poderemos apreciar um pequeno excerto daquele filme.






A história que aqui divulgamos pertence ao primeiro dos quatro álbuns dedicados a Mick, Mock & Muck, tendo sido publicado pelas Edições O Mosquito em 1947. As dimensões dos álbuns, em formato horizontal, eram de 21,5 por 14,5 cm, com páginas a uma cor, como se pode ver pelas reproduções. Os álbuns não eram auto-conclusivos, uma vez que a aventura continuava de livro para livro, só terminando no final do quarto álbum.

As imagens foram digitalizadas a 300 dpi, tendo sofrido algum tratamento pós-digitalização, nomeadamente na saturação de cor e na eliminação de algumas manchas.


Capa do primeiro volume das aventuras de Mick, Mock, Muck.
Página de rosto do álbum.
Verso da página de rosto do álbum.
Primeira página da aventura do primeiro volme.




























Última página da aventura do primeiro volume.
Capa final do primeiro volume.


Etiquetas: , , ,

quarta-feira, julho 23, 2008

Histórias esquecidas 23: Guerra no País dos Insectos, de José Cabrero Arnal

José Cabrero Arnal nasceu em 1909, em Barcelona, Espanha, tendo vindo a falecer em Antibes, França, em 1982. A sua carreira começou na revista Pocholo, para o qual criou uma personagem chamada Top, em 1935, um cão que veio a estar na origem de Pif, bem como a história Guerra en El Pais de Los Insectos, entre outras. Publicou igualmente diversas histórias nas revistas Mickey, em 1936, em TBO, e em KKO.

Tendo combatido na Guerra Civil de Espanha pelo lado dos republicanos, acabou por refugiar-se em França, onde foi aprisionado pelos alemães, que o enviaram para o campo de concentração de Mauthausen já durante a II Guerra Mundial, a 27 de Janeiro de 1941, tendo-lhe sido atribuído o número 6299. Após a libertação, em Maio de 1945, passou imensas dificuldades e atravessou um período de grande pobreza, chegando a dormir na rua, tendo começado a colaborar com o jornal do Partido Comunista Francês, L'Humanité, para onde elaborou várias histórias. Em 1945, deu início à publicação de Pif Le Chien, sob a forma de tiras.

José Cabrero ArnalNo entanto, para a editora Vaillant, em 1946, Cabrero Arnal desenhou Placid et Muzo, que a 4 de Abril de 1965 viria a transformar-se no Vaillant, Le Journal de Pif, que continuou a publicar-se até 1969, alterando a sua designação para Pif Gadget, o qual durou até 1992, muito embora o título tivesse entretanto tivesse sofrido alterações ao longo dos anos. A Wikipedia possui uma longa base de dados acerca destas publicações. A revista recomeçou novamente a ser publicada em Julho de 2004.

A história que aqui divulgamos, Guerra no País dos Insectos, foi publicada em Portugal pelas Edições O Mosquito, tendo existido duas edições: uma primeira, de 1936, com as dimensões aproximadas de 21 por 29,5 cm, em formato de revista, segundo creio uma quase imitação da edição espanhola de 1934, e uma segunda, em 1947, em formato horizontal, com cerca de 21 por 14 cm, que é a que aqui utilizámos para a reprodução, de que mantivemos o aspecto e as cores, sem alterações.

Resolução: 300 dpi.



Capa do pequeno álbum de Cabrero Arnal.
Página de rosto do álbum.
Verso da página de rosto.














































Contracapa do álbum.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com