Tex, por Giovanni Bruzzo
Tex é uma das mais conhecidas personagens de western dos quadradinhos. De origem italiana, fez a sua primeira aparição no ano de 1948, com a aventura intitulada Il Totem Misterioso, numa colecção com o mesmo título, semanal, que se publicada em tiras que ocupavam a página inteira, perfazendo a edição um total de 36 páginas, a preto e branco, da autoria de Giovanni Luigi Bonelli, autor do argumento, e de Aurelio Galleppini (Galep), autor dos desenhos.
A principal personagem, Tex Willer, começa por apresentar-se como um fora-da-lei, mas rapidamente os seus autores resolveram alterar esta sua faceta, o que ocorre através da influência de uma conhecida personagem dos quadradinhos cuja acção decorre no oeste norte-americano, Kit Carson.
De facto, Tex é integrado numa força com características policiais, os Texas Rangers, embora ao longo dos anos a acção tenha abordado diversas temáticas, como a guerra civil nos Estados Unidos, a questão dos índios nativos norte-americanos, ou o crime nas suas mais diversas facetas, sendo o espaço em que decorre a acção primordialmente o oeste ainda meio selvagem dos Estados Unidos, tendo algumas aventuras alterado esta situação, levando a acção até ao México, ao Canadá, ou a outros países da América Central e do Sul.
Esta é certamente uma das séries com maior longevidade no mundo dos quadradinhos, uma vez que ainda se publica, sendo mais comum entre nós as edições brasileiras do que as originais italianas, já que, embora tenha alguma popularidade em Portugal, não foi objecto de publicação autónoma no nosso país, a não ser num volume recentemente editado pelo jornal diário Correio da Manhã.
O excelente Tex Willer Blog apresenta uma cronologia das várias décadas de Tex, que pode ser acedida através desta ligação.
Foram diversos os desenhadores que passaram pela série, de entre os quais merecem destaque Guglielmo Letteri e Giovanni Ticci, na década de 1960, Fernando Fusco, já na década de 1970, sendo igualmente por esta altura que Sergio Bonelli substitui o seu pai na elaboração dos argumento para a série, assinando como Guido Nolitta, surgindo na década seguinte os argumentos da autoria de Claudio Nizzi, tal como desenhos de Jesús Blasco, estreando-se edições anuais assinadas por Alberto Giolitti, a que se seguirão artistas como Víctor de la Fuente, Colin Wilson, Joe Kubert, José Ortiz, Giancarlo Alessandrini, entre outros.
A presente prancha original é da autoria de Giovanni Bruzzo, constituindo a última página da aventura intitulada Destini incrociati (traduzida como Destinos cruzados e publicada no número 494 da edição brasileira), página 114 da edição italiana da revista Tex número 592. Tem a curiosidade de possuir um desenho dentro do desenho, na derradeira vinheta da história, uma vez que uma das personagens era desenhador artístico. A sua dimensão é de 26 cm de largura por 36 cm de altura, tendo os balões colados sobre os desenhos. Foi digitalizada a 72 dpi, podendo ser vista uma versão aumentada para 150 dpi com um clique do rato sobre a imagem.
Etiquetas: originais, quadradinhos italianos, Tex
<< Home