quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Luluzinha, aliás Little Lulu

Little Lulu ficou mais conhecida em Portugal como Luluzinha, por influência brasileira, uma vez que as suas aventuras não tiveram eco na edição portuguesa. E, tal como a Luluzinha, também o Bolinha (Tubby no original), e o seu clube «Menina não entra», que, nos Estados Unidos, chegou a ser mote para as lutas feministas, veja-se só o impacto que os quadradinhos não têm por lá...

A sua autora, uma das pioneiras desenhadores norte-americanas, foi Marge Henderson Buell, mais conhecida como Marge.

Marge Henderson Buell, 1904-1993A data da criação de Little Lulu é 1935, tendo surgido no Saturday Evening Post a 23 de Fevereiro desse ano, inicialmente como um «cartoon» de uma única vinheta. Mais a tira nunca chegou a ter tanta aceitação como, mais tarde, os comic-books, que desenvolveram as aventuras e o grupo de personagens que foram surgindo a pouco e pouco, adquirindo algumas, até, uma certa autonomia ao ponto de sobre elas se criarem as suas próprias histórias, que chegaram até ao mundo da animação, as quais eram destinadas sobretudo ao público infanto-juvenil. Inicialmente a personagem surgiu numa publicação juntamente com outras histórias, tendo ganho a sua própria revista em 1945.

Marge nasceu a 11 de Dezembro de 1904, vindo a falecer a 30 de Maio de 1993, mas foi ainda em 1947 que deixou de desenhar a série, a qual ficou a cargo de uma série de desenhadores que lhe deram continuidade e que seguiram a linha editorial que Marge havia estabelecido. Destes, poderemos destacar John Stanley, que criou o comic-book para a Dell no período entre 1945 e 1961, auxiliado, entre outros, por Irv Tripp, cujo estilo mais caricatural se adaptava melhor às personagens e às histórias; durante a década de sessenta, foi Randy Henderson quem mais se dedicou à tiras diárias.
Como inicialmente referimos, foram as edições brasileiras que mais contribuíram para divulgar a personagem entre nós, a semelhança de outras, tais como o Brasinha, o Gasparzinho, o Pimentinha, Tom e Jerry, Frajola e Piu-Piu, os Jetsons, e tantas mais, que entre nós quase só surgiam nos desenhos animados. Eram publicadas pela Editora O Cruzeiro, num formato aproximado de 26 por 18 cm, com uma qualidade de impressão e de papel muito má, e mais tarde pela Abril, num formato reduzido. As edições mais antigas constituem hoje uma raridade e não é fácil arranjá-las em bom estado de conservação.

A tira aqui representada está datada de 14/9 de 1967, e assinada Marge. A dimensão da mancha é de 50,2 x 15,2 cm e a do papel de 58,9 x 17,3 cm, aproximadamente.










Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com