quinta-feira, janeiro 27, 2005

Rip Kirby

Rip Kirby, uma das melhores séries sobre detectives, foi iniciada por Alex Raymond em 1946. Tal como aconteceu com o autor, Kirby é um ex-oficial da marinha que se torna detective particular.

O pano de fundo das suas aventuras é a alta burguesia de Nova Iorque, e um traço particular desta série é o retrato psicológico das suas personagens. Não se trata já da aventura pura que encontramos em outra das séries do autor, Flash Gordon, mas surge-nos um mundo do crime que tem muitas afinidades com a chamada série B no cinema e com o romance noir da literatura, justificando tantas vezes o crime como produto de uma sociedade em que o sistema económico que predomina é frequentemente injusto e a tentação está presente mesmo nas classes económicas abastadas.

O estilo de Raymond em Rip Kirby é realista, mostrando belas mulheres e um ambiente social elitista, partindo muitas vezes da fotografia e do desenho com base em modelos, envolvendo uma grande pesquisa de época, tanto a nível de ambientes como de adereços. A propósito da série, Raymond chega mesmo a declarar: "Estou sinceramente convencido de que a arte dos quadrinhos é uma forma de arte autónoma. Reflecte a sua época e a vida em geral com maior realismo, e, graças à sua natureza essencialmente criativa, é artisticamente mais válida do que a mera ilustração. O ilustrador trabalha com máquina fotográfica e modelos; o artista dos quadradrinhos começa com uma folha de papel em branco e inventa sozinho uma história inteira - é escritor, director de cinema, editor e desenhista ao mesmo tempo".

Numa fase posterior, ao autor juntou-se o argumentista e ex-repórter policial Fredd Dickenson em 1952. Mas após a sua morte, em 1956, a série passou a ser desenhada por John Prentice, que possuía um estilo muito semelhante ao de Alex Raymond.

Em Portugal, muitas das suas aventuras foram publicadas em revistas, nomeadamente no Mundo de Aventuras.

A tira aqui apresentada foi desenhada por John Prentice e nela consta a sua assinatura. Data de 30/9 de 1971, e as dimensões da mancha são de 44,8 x 13 cm e as do papel de 48,3 x 17,2 cm, aproximadamente.











Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com