sexta-feira, janeiro 21, 2005

Capitão América


Capa da primeira edição da revista dedicada ao personagem, que hoje em dia vale qualquer coisa como 115.000 dólares.

O Capitão América nasceu numa altura em que os exércitos de Hitler punham grande parte da Europa a ferro e fogo, tendo, até certo ponto, contribuído para elevar o espírito patriótico norte-americano.

Com o seu uniforme que patenteava a bandeira dos Estados Unidos, que também figurava no seu escudo, originariamente com um formato quase triangular, diferente do arredondado que numa fase posterior passou a ostentar, foi mais um dos super-heróis que começaram a surgir por esta altura a possuir uma identidade secreta: o seu nome «verdadeiro» era Steve Rogers.

Criado por dois jovens autores que trabalhavam por conta própria, Jack Kirby e Joe Simon (ambos desenhavam e escreviam os argumentos), foi inicialmente ditado pela editora Timely, que mais tarde daria lugar à Marvel. A primeira edição data de Março de 1941, tendo contudo sido distribuída antes, em Dezembro de 1940.

A intenção dos autores era criar uma personagem pouco agressiva, mais defensiva do que ofensiva, muito embora tivesse como intenção chegar ao próprio Hitler, combatendo-o com os próprios punhos. A personagem pretendia de início inscrever-se nas forças armadas, tendo sido rejeitado devido a problemas físicos; no entanto, um cientista, que dava pelo nome de Dr. Abraham Erskine, vinha efectuando experiências para criar super-soldados, e Steve Rogers voluntariou-se para tal, tornando-se numa máquina de combate, graças a um soro especial e a uns raios vita. Infelizmente a fórmula morreu com o cientista, que foi alvo de um assassinato nazi.

O Capitão América, do início até à actualidade.O Capitão América tinha um jovem companheiro, chamado BuckyBucky, que o acompanhou nas incursões contra Hitler e os nazis na guerra europeia, particularmente o vilão Red Skull.

Tendo-se posteriormente dedicado ao combate ao crime, em 1961 Bucky morreu durante uma das aventuras, e na explosão que aí aconteceu O Capitão América foi atirado ao mar, tendo desaparecido, até ser encontrado em estado de animação suspensa no ano de 1964, aventura que surgiu já por mão da editora Marvel.

***************************************************************************

Dados sobre o personagem:

Capitão América - Nome Verdadeiro Steve Grant Rogers.

Ocupação Actual - Líder dos Vingadores

Ocupações Anteriores - Soldado, polícia, professor, ilustrador, agente especial.

Local de Nascimento - Nova Iorque, E.U.A.

Estado Civil - Solteiro

Base de operações - Nova Iorque

Grupo em que participa actualmente - Vingadores

Altura - 2,01 m

Peso - 99,88 kg

Olhos - Azuis

Cabelos - Loiros

Poderes - Força, agilidade, velocidade, vigor e resistência a ferimentos muito acima da média humana.

Fonte de poderes - Organismo fortalecido pelo Soro do Super-soldado.

Armas - Escudo de titânio com liga de adamantium.

Primeira Aparição - Captain America Comics nº 1 (1940).

A página que aqui apresento adquiri-a há algum tempo, e não é da chamada Golden Age. :-(

Pertence à revista Captain America nº 331, de Julho de 1968.

Página do Capitão América.

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com