quinta-feira, janeiro 20, 2005

Rusty Riley

Frank Godwin criou Rusty Riley em 1948, juntamente com o argumentista Rod Reed, que também trabalhou com Jose Luis Salinas em Cisco Kid. A acção localiza-se no estado do Kentucky, e tem como personagem principal um rapaz que foge do orfanato com o seu cão, Flip, um fox terrier, acabando por ir parar a uma quinta, Milestone Farm, pertencente a um rico criador de cavalos.

Acaba por ser contratado para desempenhar tarefas na quinta, principalmente como tratador dos cavalos, e alimenta o sonho de vir a tornar-se jóquei. Faz amizade com a filha do seu patrão, Patty Miles e, sozinho ou acompanhado da sua nova amiga, acaba por envolver-se numa série de aventuras, das quais não está afastado o contacto com o mundo do crime, sobretudo aquele que gira à volta dos apostadores nas corridas de cavalos.

Godwin foi um dos mestres na ilustração à base do traço fino, efectuado com caneta e pincel, traçando sombreados e rostos de uma inigualável beleza. O seu traço é bastante realista, e os animais, sobretudo os cavalos, são admiravelmente desenhados, muito embora no início Godwin tenha cometido alguns erros que mais tarde emendou após diversas visitas à região das quintas de cavalos, Blue Grass, onde fez mesmo diversas amizades e assistiu a corridas que mais tarde vieram a ser integradas na história. A textura que imprimia às cenas de exteriores e interiores era bastante detalhada e isso certamente contribuiu para o seu êxito, tendo as histórias terminado em 1959, algumas semanas antes da sua morte.

Em Portugal, foi sobretudo o Mundo de Aventuras que publicou as aventuras de Rusty Riley, traduzido como Pedrito.

A tira que ilustra este comentário data de 20/5 de 1955. A dimensão da mancha é de 46,8 x 13,5 cm e a do papel é de 49,2 x 16,9 cm, aproximadamente.

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com