terça-feira, janeiro 25, 2005

Jeff Cobb


A série de Pete Hoffman, Jeff Cobb, foi uma das mais importantes sobre o mundo do jornalismo. Tendo-se estreado a 28 de Junho de 1954, perdurou até 1978, cumprindo um total de mais de cem episódios.

Jornalista para o Daily Guardian, este jornalista louro e que utilizava os punhos sempre que era necessário, envolveu-se numa enorme quantidade de peripécias, tal como acontece à maior parte dos personagens das histórias em quadradinhos, só que neste caso grande parte delas derivava de investigações jornalísticas por si efectuadas. Mas algumas iam muito para além da realidade «normal» de um jornalista, como caçar o abominável homem das neves ou perseguir criminosos de guerra.

Jeff Cobb conseguiu sobreviver a todas essas aventuras, perdendo inclusive um dos olhos num dos mais excitantes episódios da série e tornando-se ainda mais popular, com a venda preta que passou a usar daí para a frente. Esta série foi publicada em mais de uma centena de jornais nos Estados Unidos, e ainda na América do Sul e no Canadá, e mais tarde na Europa, tendo-se popularizado em Portugal nas páginas do Condor Popular e do Ciclone, sofrendo embora muitos cortes.

O traço de Pete Hoffman caracteriza-se por ser claro e fino, com utilização de caneta e algum pincel.

A tira aqui representada é datada de 6/2 de 1973, e está assinada pelo autor. A dimensão da mancha é, aproximadamente, de 45,5 x 14,1 cm e a do papel de 52,4 x 17,9 cm.











Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com