segunda-feira, janeiro 24, 2005

Zé Sopapo, aliás Joe Palooka


Joe Palooka, o «nosso» Zé Sopapo, foi criado por Ham Fisher e iniciou a sua publicação a 19 de Abril de 1930, tendo continuado até 1984, tornando-se uma das séries com maior sucesso nos comics norte-americanos e também a nível internacional.

O personagem principal, que deu o nome à série, era um homem proveniente das classes baixas, que sabia apenas jogar ao boxe, vindo a tornar-se campeão mundial de pesos pesados. Mas a principal qualidade de Joe Palooka era a sua humanidade, o que não deixa de ser de todo estranho num personagem cujos méritos se limitam ao boxe. Como disse uma vez um crítico desta série, «Joe personificava os ideais da maior parte dos americanos adultos: levava uma vida simples, tinha as virtudes de um escuteiro, e uma bondade inata». Mas também sabia ser duro e ter acessos de cólera se alguém lhe pisasse os calos.

Foi sempre um homem humilde, que subiu na vida à custa dos punhos, e que entrou na guerra como simples soldado raso. O seu «manager» e amigo era Knobby, um personagem algo nervoso, que estabeleceia o contraste com Joe.

Em Portugal, Joe Palooka, ou melhor, Zé Sopapo, foi sobretudo publicado na minúscula versão das revistas Condor Popular e Ciclone, em que as tiras sofreram inúmeros cortes e mutilações, tendo embora aí ganho alguns fãs, entre os quais me encontro, sobretudo pela qualidade do desenho, entre o realista e o caricatural. Não é fácil encontrar reedições da série, nem em publicações norte-americanas. Há apenas algumas edições que reeditam aventuras de uma forma isolada e não sistemática.

A tira que aqui incluo adquiri-a há algum tempo no ebay, e possui a montagem de um painel, o primeiro, em relação aos outros dois. Está assinada por Ham Fisher e data de 23 de Setembro, não havendo menção a ano, mas será certamente da década de 60. A dimensão da mancha é de 50 x 14,5 cm e a do papel de 50,3 x 15 cm.









Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com