quarta-feira, janeiro 26, 2005

Dick Tracy, de Chester Gould

Chester GouldChester Gould nasceu em Pawnee, no Oklahoma, a 20 de Novembro de 1900, tendo as suas primeiras ilustrações sido publicadas num jornal local quando tinha apenas 7 anos. Gould frequentou uma escola de artes no Oklahoma entre 1919 e 1921 e depois decidiu mudar-se para Chicago, e aí frequentar a Universidade de Northwestern, tendo-se licenciado em 1923.

A sua primeira tira de banda desenhada foi produzida em 1924 para a companhia Hearst e intitulava-se Fillum Fables, tendo-se seguido outras tiras para o jornal "Chicago Tribune", entre as quais The Girlfriends, antes de lhe surgir a ideia de produzir um novo tipo de tira que conseguisse destacá-lo dos restantes desenhadores.

Por essa altura, Chicago era dominada pelos gangsters. Foi o auge de Al Capone, e estes criminosos eram reverenciados pela imprensa e pelo público. Gould achava que era demais. O público necessitava de heróis a quem pudesse admirar e não de bandidos. Então decidiu criar um detective para lutar contra esses foras-da-lei. Quando mostrou a sua mais recente criação ao editor, Joseph Patterson, um polícia de queixo quadrado e maneiras duras, Patterson sugeriu que ele lhe alterasse o nome de Plainclothes Tracy para Dick Tracy. E foi aí que se fez história.

Sendo o primeiro detective da banda desenhada, Tracy rapidamente se tornou o modelo para uma enorme variedade de bandas desenhadas de detectives, incluindo Dan Dunn e Red Barry.

Dick TracyDesde o início que os bandidos que habitavam o universo de Tracy eram os protótipos dos super-vilões actuais. Essas personagens de mau carácter eram vilões com um aspecto grotesco cujo aspecto físico mostrava bem a corrupção e a mentalidade criminosa que os dominava. Stooge Viller, Doc Hump, Boris Arson, the Blank, Littleface Finny, Pruneface, the Mole, BB Eyes e, evidentemente, o imortal Flattop. Alguns destes vilões tornaram-se tão famosos que, muito embora tendo surgido apenas num único episódio, ficaram bem gravados na mente dos seus leitores. Quarenta e cinco anos depois de o criminoso Flattop ter morrido afogado ao tentar escapar ao detective, ainda Gould recebia correio dos seus fãs a seu respeito. E ainda hoje se mantém como um símbolo do mal.

Mas as personagens não foram um contributo isolado de Gould para este meio de expressão. Ele criou um estilo único que viria a ser copiado por dezenas e dezenas de desenhadores ao longo dos anos. Tendendo para uma utilização massiva de negro, o seu estilo chiaroscuro (claro-escuro) simbolizava a luta do bem contra o mal. Tinta preta contra um espaço em branco era a sua ferramenta.

A moralidade em Dick Tracy era inescapável. O vilão The Brow, na sua tentativa de fugir a Tracy, mergulha de uma janela para acabar por se espetar num mastro de bandeira quebrado, Boris Arson e o seu bando são dizimados por um bando de tigres que guardavam o seu próprio esconderijo, e o bandido 88 Keys, tentando esconder-se num pequeno buraco durante uma tempestade de gelo em Chicago acaba por sufocar e morrer congelado. Era a maneira de Gould contribuir para o castigo dos crimes contra a sociedade.

Após muitos anos, Chet Gould decidiu finalmente que já fora demais e, em 1977, entregou a tira à equipa constituída por Max Allen Collins e Rick Fletcher. Desde então, Fletcher foi substituído pelo desenhador que colaborou com Gould durante muitos anos, Dick Locher, embora Fletcher tivesse também sido colaborador de Gould.

Chester Gould morreu a 10 de Maio de 1985, mas a sua ideia de justiça continua a prevalecer por todos os cantos do mundo na personagem que criou.

A série Dick Tracy virá a cumprir 75 anos de existência a 4 de Outubro de 2006. Foi levado ao cinema por diversas vezes, nomeadamente em séries, sendo no entanto mais conhecida a versão de 1990 do realizador e actor Warren Beaty cujo título era apenas Dick Tracy.

Existem algumas reedições da série, embora muito incompletas, sendo alguma delas as seguintes:
Da Blackthorne Press, Dick Tracy Monthly e Dick Tracy Weekly, dos números 1 a 99;
Dick Tracy: The Thirties, Chelsea House, New York, 1978;
Dick Tracy: America's Most Famous Detelective, Citadel Press, New Jersey, 1987;
The Celebrated Cases of Dick Tracy, Wellfleet Press, New Jersey, 1990.

Existem ainda reedições da série já com Max Allan Collins como argumentista, nomeadamente as da Checker Book Publishing e alguns volumes de colectâneas. Em Portugal, Dick Tracy foi publicado no Mundo de Aventuras e no jornal Lobo Mau.

A tira abaixo representada é já de uma fase tardia. Está datada de 14 /1 de 1970 e é assinada por Chester Gould. A dimensão da mancha é de 42 x 12,3 cm e a do papel de 56,3 x 18,5 cm, aproximadamente.












Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com