terça-feira, dezembro 25, 2007

Dan Dare

Uma das mais importantes e interessantes séries da quadradinhos sobre ficção científica é Dan Dare.
Concebida por Frank Hampson e publicada na revista britânica Eagle, onde se estreou a 14 de Abril de 1950, fundada pelo reverendo Marcus Morris, que assumiu o papel de editor, baseando-se num projecto delineado por Hampson a partir de 1949, veio a atingir um enorme sucesso na Grã-Bretanha e em muitos outros países europeus, entre os quais Portugal, onde foi publicada nas revistas Titã, O Falcão, 1ª série (porventura a melhor história, Reign of the Robots), Foguetão, e Cavaleiro Andante (nestas duas últimas foi apresentado como Capitão Marte), tendo sido infelizmente praticamente esquecida entre nós desde então, registando-se algumas breves publicações no Mundo de Aventuras Especial em 1978, 1981 e 1982.

Fotografia de Frank HampsonA dimensão da revista e o rigor que Hampson colocava na concepção de Dan Dare provocou o alargamento dPrimeira página da revista «Titã», número 36.a equipa de desenhadores, onde pontificaram nomes como Harold Johns, Richard Jennings, Greta Tomlinson, Desmond Walduck, Don Harley, Frank Bellamy e Keith Watson, e que obrigavam, por vezes, a um enorme dispêndio de tempo e de recursos com a construção de modelos, com a elaboração de planos de pormenor, experiências que vieram a revelar-se morosas e dispendiosas para uma revista com a dimensão da Eagle. Ainda assim, o sucesso obtido trouxe a colaboração do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, como consultor científico, durante os primeiros tempos da série, tendo sido colocados à venda imensos brinquedos e acessórios com a marca Dan Dare, ainda hoje disputados por coleccionadores, bem como jogos, cartões, postais, um programa radiofónico na Rádio Luxemburgo, etc., chegando a revista a editar cerca de 750.000 cópias por semana nos seus tempos aúreos.

Reprodução da primeira página do número 1 de «Eagle».Frank Hampson, sobre quem foi editado um livro intitulado The Man Who Drew Tomorrow (O homem que desenhou o futuro), continuou a encarregar-se da série até 1959, mas nunca chegou a obter o reconhecimento devido pelo seu trabalho e só muito mais tarde, já perto do final da sua vida (morreu em 1985) é que foi lhe foi internacionalmente reconhecido o mérito.

No entanto, Dan Dare continuou a publicar-se até 1969, e foi mais tarde reeditado na revista Lion.

As suas aventuras apresentavam um conjunto de personagens secundárias relevantes, merecendo destaque o inseparável companheiro Digby (que tinha funções de impedido), Sir Hubert Guest, comandante da esquadra espacial (cuja figura se baseou no pai de Frank Hamson), a cientista Jocelyn Peabody (cujos desenhos se inspiraram na artista Greta Tomlinson), pilotos espaciais como Henry "Hank" Hogan e Pierre Lafayette, o comandante Lex O'Malley, o cadete "Flamer" Spry, Stripey, um animal de estimação de Digby, de origem extra-terrestre, e o arqui-vilão venusiano e inimigo de Dare, Mekon, os seus guerreiros Treens, para além de muitas outras, merecendo ainda destaque a nave espacial «Anastasia», cujo nome se devia a uma tia de Digby.

Reprodução da primeira página do 1º número de reedição da revista «Eagle».Mas foram várias as tentativas para manter Dan Dare em publicação ou para ressuscitar as suas aventuras: em 1964, o jornal People, na sua edição dominicana, publicou uma aventura da série, desenhada por Don Harley; em 1977, a revista 2000AD publicou novas histórias, desenhadas por Massimo Belardinelli e Dave Gibbons, entre outros, mas a sua popularidade acabou por ser ofuscada por Judge Dredd; em 1982, a revista Eagle reapareceu, com novas aventuras de Dan Dare, com desenhos de artistas como Gerry Embleton, Ian Kennedy, Oliver Frey e Carlos Cruz, durando até 1989, mas a qualquer uma das novas aventuras faltava o fulgor e a qualidade das histórias originais.

Já em 1987, as aventuras publicadas originalmente nos anos 50 e 60 foram reeditadas em álbum, pela editora Hawk Books, num total de 12 volumes, havendo ainda um volume dedicado ao coleccionismo sobre a série intitulado The Dan Dare Dossier. Esgotados há muito, estes volumes foram recentemente alvo de novas edições pela Titan Books. Capas dos álbuns reeditados pela Hawk Books.Dois anos depois, deu-se uma nova publicação da série, sendo a primeira história desenhada pela mão de Keith Watson, mas tendo a participação de muitos outros artistas, como John M. Burns e David Pugh, que terminou com o desaparecimento definitivo da revista Eagle em Janeiro de 1994. Em 1996 Sydney Jordan (conhecido pela autoria de Jeff Hawke) desenhou uma aventura em tiras diárias num jornal diário que teve curta duração, e que nunca chegou a ser completada. Em 2001, após diversas tentativas em anos anteriores, surgiu finalmente a série televisiva, já publicada em DVD. No corrente ano de 2007, a Virgin Comics deu início à publicação de uma revista com as aventuras de Dan Dare, com argumentos de Garth Ennis e desenhos de Gary Erskine.

A página original aqui apresentada foi desenhada por David Pugh, sob argumento de Tom Tully. Trata-se de uma página a cores, com um acetato sobreposto que inclui as legendas. Não está datada nem assinada, mas apresenta os nomes dos autores em rodapé, onde constam também as inscrições manuscritas «Eagle – February, page 27».



Clique para aumentar








DAN DARE

Autor:
Frank Hampson ( 1918-1985) - Audenshaw, UK
Publicação:
- 1950-1969 («Eagle»)
- 1977-1979 («2000 AD»)
- 1982-1994 («Eagle»)
- 1990-1991 («Revolver», «Crisis»)
- 1996 («
The Planet on Sunday»)
- Várias histórias em «Annuals» e reimpressões.
Em Portugal:
- 1955 («Titã», 25, 36)
- 1959 («O Falcão», 14-78, 81-82)
- 1961 («Foguetão» 1-13, como Capitão Marte)
- 1962 («Cavaleiro Andante» 535-549, como Capitão Marte)
- 1978, 1981, 1982 («Mundo de Aventuras Especial» 20, 26, 31)
Fontes:
http://www.2000ad.nu/spacefleet/collecting.html#Dare
http://www.bdportugal.info/Comics/Hero/index2.html?hero=Dan_Dare


Etiquetas: , , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com