terça-feira, outubro 09, 2007

Rob Roy

Publicado originariamente na Grã-Bretanha na Thriller Picture Library e em Portugal na revista O Falcão, 2ª série, em diversos números, Rob Roy foi, na verdade, uma figura histórica que se caracterizou por ser um fora-da-lei, como muitos outros aventureiros que deram origem a romances, filmes, ou, como é o caso, histórias em quadradinhos.

Tendo vivido na Escócia nos séculos XVII e XVIII, e tendo como verdadeiro nome Robert Roy MacGregor, foi sobretudo através do romance de Sir Walter Scott que a figura se tornou internacionalmente conhecido e que alcançou a notoriedade junto dos amantes de romances de aventuras.

Reprodução da capa d'O Falcão nº 257Coube a Fred Holmes, nascido em 1908, no Reino Unido, desenhar as suas aventuras em revistas destinadas primordialmente a um público mais jovem. Tendo começado a trabalhar ainda muito jovem como desenhador humorístico para o Birmingham Weekly Post, publicou trabalhos na revista Film Fun, tal como o fez em outras publicações, nomeadamente a Comet, a Lion e a Sun, desenhando para a primeira destas três séries como Claude Duval ou Buffalo Bill, ou Billy the Kid para a segunda revista citada, retirando-se nos anos 70 do século passado.

Reprodução da capa da «Thriller Picture Library» nº 86Rob Roy foi um do seus trabalhos, e é notória a sua capacidade artística, a composição do movimento, que tanto agradaram a diversas gerações de leitores portugueses.

O original qui apresentado, embora não assinado nem datado, pertence à aventura intitulada «ROB ROY AND THE TINKER REVENGE», constituindo a página 16 dessa edição. A dimensão da mancha é de 33,4 x 24,4 cm e a do dapel é de 38,2 x 25,4 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com