quinta-feira, março 16, 2006

Claude Duval

Fred Holmes (Frederick T. Holmes) nasceu em 1908, no Reino Unido, tendo começado por trabalhar para o Birmingham Weekly Post, ingressando mais tarde na Film Fun, e depois ainda na revista Comet, para a qual ilustrou algumas séries, nomeadamente Claude Duval (inspirado em parte num galante salteador da mesma época) e Buffalo Bill (outra figura histórica). Para uma outra publicação, a Lion, criou Carsons Club, e, para The Sun, Billy the Kid (um fora-da-lei do velho oeste norte-americano).

A série dedicada a Claude Duval, cuja acção decorria por altura da revolução inglesa que colocou no poder Oliver Cromwell, na primeira metade do século XVII, representava as aventuras desse cavaleiro e dos seus amigos ao lado dos realistas, lutando tenazmente contra o regime republicano instaurado por Cromwell.

Capa de O Falcão nº 340, 3ª SérieFoi parcialmente publicada em Portugal, na revista O Falcão (3ª série), por exemplo nos números 340, de 17 de Janeiro de 1967, e 991, de 24 de Julho de 1979Capa de O Falcão nº 991, 3ª Série, embora, como habitualmente, com muitos cortes e com má qualidade de impressão, sobretudo nas edições mais tardias, tornando bastante difícil observar a qualidade do desenho deste artista.

As duas tiras aqui apresentadas não estão datadas nem assinadas, constando uma delas de uma única vinheta, que nos mostra alguma da mestria de Holmes nas cenas de luta. Ambas terão sido publicadas na revista Comet nos anos 50, no número 314 dessa publicação, e a personagem principal que aí figura é Nick Nevison. As suas dimensões são de 43,1 x 17,6 cm para a mancha, e de 46,4 x 20,8 cm para o papel, aproximadamente.






Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com