domingo, fevereiro 19, 2006

Il Signor Spaghetti

Il Signor Spaghetti, o personagem italiano criado por René Goscinny e desenhado por Dino Attanasio, estreou-se em 1957 na revista Tintin (edição belga), no seu número 42, datado de 16 de Outubro. Mais tarde, os argumentos passarão a ter como autores Francel e Greg, para além do próprio Attanasio.

Spaghetti caracterizava-se por se apresentar vestido de fato negro, um laçarote encarnado, ostentando um fino bigode e uma pronúncia francesa com uma misturada de italiano, tal como o seu primo e companheiro de aventuras Prosciutto. As suas aventuras caracterizavam-se por uma série de peripécias cómicas, muitas vezes levadas a um grau de exagero que provocavam a hilariedade, tudo isto num estilo caricatural.

Dino AttanasioO seu desenhador, Dino Attanasio, nascido em Milão a 8 de Maio de 1925, começou por trabalhar em animação, mudando-se depois para a Bélgica, onde conseguirá obter sucesso, colaborando com as revistas Tintin e Spirou, tal como com outras publicações.

Após a criação de Spaghetti, dedicar-se-á igualmente a ilustrar as aventuras de Bob Morane, de Henri Vernes, e trabalha também na série Modeste et Pompon, que Franquin abandonara, e que continuará até 1968. Desenha igualmente para a revista italiana Corriere dei piccoli. Após o abandono da revista Tintin, colabora com publicações neerlandesas, nomeadamente Pep, para a qual desenha a série Johnny Goodbye, entre outras. Ainda no anos 70, retoma o personagem Spaghetti e mais tarde irá ilustrar uma adaptação do Decameron, de Bocácio.

A série a que dedicamos este post foi bastante popular em Portugal, através da sua publicação na revista Tintin e alguns dos seus álbuns podem ainda ser adquiridos, tanto em Portugal como em França.

A página aqui apresentada não está datada nem assinada, e apresenta-se em duas meias-pranchas, unidas com fita-cola no verso. Figuram, no entanto, algumas indicações: a lápis, sobre a primeira vinheta, figura o número 62; em rodapé, a encarnado, F1 Nº 18 P. 46, que serão referências editoriais. A dimensão da mancha total é de 40,3 por 30,5 cm e a do papel é de 43,9 por 35,7 cm, aproximadamente.




Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com