quinta-feira, janeiro 26, 2006

Carlos Freixas

Carlos Freixas, de seu nome completo Carles Freixas i Baleitó, filho do célebre desenhador Emilio Freixas, nasceu em Barcelona em 1923, vindo a falecer na mesma cidade no ano de 2003, tendo estudado desenho na Escuela de Bellas Artes de San Jorge. Como assistente do seu pai, com quem aprendeu a técnica do desenho e de quem herdou um traço solto, largo, elegante e pleno de movimento, ingressou na editora Molino em 1939, tendo fundado em 1944 a colecção Mosquito (que não deverá ser confundida com a célebre publicação portuguesa com o mesmo nome), para a qual desenhou a sua primeira personagem, Pistol Jim, mais tarde continuada em outras publicações.

Três anos mais tarde, é convidado para trabalhar na Argentina, para a mesma editora Molino, e foi em Buenos Aires que viu publicada a sua primeira obra fora de Espanha, na revista Patoruzito. Aí desenhou Drake el Aventurero, com argumento de Alberto Ongaro, e El Indio Suarez, com argumento de Héctor G. Oesterheld. Foi para a mesma revista que concebeu Tucho, de canilla a campeón, depois continuada por Athos Cozzi, de que aqui publicamos um original. Com Alberto Breccia, Hugo Pratt e outros, participou em diversas sessões da Escola Panamericana de Arte.

Em 1955, Carlos Freixas decidiu regressar a Espanha, entrando para a editorial Bruguera (que distribuiu alguns dos seus trabalhos no Reino Unido), de que vale a pena destacar a adaptação da obra de Joseph Conrad Gaspar Ruiz. Para esta editora chegou até a desenhar, já nos anos 80, algumas histórias de terror. Desenhou ainda para publicações nos Estados Unidos, para a Holanda e a Suécia, e para a revista Tina, da Bardon Comics.

Em Portugal, creio que terá sido o Jornal do Cuto a fazer algum eco da sua obra, embora desconheça se terá sido publicada noutros periódicos.

A presente prancha pertence, como acima dissemos, à série dedicada a Tucho, e foi publicada na revista Patoruzito, sendo datada de 1948. As suas dimensões são, aproximadamente, de 35 x 23 cm.





Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com