quarta-feira, dezembro 14, 2005

Roy Rogers

Roy Rogers, de seu verdadeiro nome Leonard Franklin Slye, nasceu no Ohio em 1911 e veio a falecer em 1998, tendo-se tornado famoso por ter representado em mais de cem filmes, aos quais em Portugal se convencionou chamar filmes de cowboys, os westerns, para além de ter mantido um programa de rádio durante mais de 9 anos e de ter conseguido passar para a televisão em 1951, numa participação que se estendeu até 1964. Essa fama participou-a com a sua segunda mulher, Dale Evans, ganhando também destaque o seu cavalo, Trigger.

Roy Rogers rapidamente se tornou um ídolo para os rapazes, sobretudo na década de 50, e uma boa parte dos seus filmes de série B, a cores, numa altura em que a maior parte deste tipo de produções ainda era a preto e branco, contribuiu em grande parte para aumentar a sua popularidade.

Como é natural e aconteceu por diversas vezes na história dos média norte-americanos, depressa surgiram os comics com a sua personagem, quer como tiras diárias para os jornais, quer sob a forma de revistas, os comic-books, que chegaram a vender mais de 25 milhões de cópias por ano.

Tom Mckimson (1907-1998), que assinava frequentemente como Al McKimson, foi um dos desenhadores que trabalharam nesta série, por vezes com a colaboração com o seu irmão Charles McKimson. Mais conhecido pelo seu trabalho como animador nos estúdios da Warner Bros, embora tenha também trabalhado nos estúdios da Disney, dedicou-se às tiras diárias deste personagem entre 1949 e 1953, tendo posteriormente assumido o cargo de director da Western Publishing. Pelos comics passaram diversos desenhadores, entre os quais John Buscema, em início de carreira.

A sua popularidade em Portugal deveu-se grandemente às revistas brasileiras que aqui se vendiam nos anos 60 e 70.

A tira aqui apresentada está datada de 8 de Agosto de 1950 e, embora não apresente assinatura que identifique o seu autor, terá sido provavelmente da autoria de Al Mckimson. As suas dimensões são de 55,9 por 17,8 cm para o papel e de 51,8 por 15,2 cm para a mancha, aproximadamente.




Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com