sábado, novembro 26, 2005

Giovannini

Ruggero Giovannini nasceu em Roma em 1922, vindo a falecer na mesma cidade no ano de 1983. Os seus primeiros trabalhos na arte dos quadradinhos foram efectuados para o conhecido e popular semanário católico italiano Il Vittorioso em 1945 (que surgiu pela primeira vez no Natal de 1936 e que tinha como rival a revista L'Avventuroso, citada por Umberto Eco em A Misteriosa Chama da Rainha Loana), nomeadamente I seguaci di Adelchi, com argumento de Sandro Cassone, a que se seguiram as aventuras de Jim Brady, e algumas outras. Começou também a colaborar com a publicação Il Giornalino e, já nos anos 70, desenha Harald il Crudele.

Participou igualmente no famoso jornal de quadradinhos Il Corriere dei Piccoli, com uma versão desenhada da Ilíada.

Nos anos 50 e 60, como muitos outros artistas italianos, espanhóis ou argentinos, elabora trabalhos para a editora britânica Fleetway, surgindo então na revista Radio Fun séries como Wild Bill Hickok, na Thriller Picture Library com Dick Daring e Robin Hood e na Cowboy Picture Library com Kansas Kid, desenhando também Olac The Gladiator (Olac, o Gladiador) para a revista Tiger, bem como aventuras de capa e espada como o exemplo que aqui apresentamos.

Alguns dos seus trabalhos surgiram em Portugal em revistas como O Falcão, muito embora seja, em grande parte, apenas conhecido de um pequeno grupo de apaixonados e coleccionadores de quadradinhos.

A prancha original de que abaixo reproduzimos a imagem pertence a uma série sobre Os Três Mosqueteiros, salvo erro publicada na Thriller Picture Library apresentando cor directa sobre papel.

Não estando datada nem assinada, é composta por duas meias pranchas, ambas com duas tiras. A dimensão da meia prancha superior é de 36,5 x 22,2 cm para o papel e de 34,7 x 21,5 cm para a mancha, e a inferior é de 36,5 x 25,4 cm para o papel e de 34,7 x 24,4 cm para a mancha, aproximadamente.



Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com