sexta-feira, junho 03, 2005

Mickey Finn

Frank E. Leonard, mais conhecido como Lank Leonard, nasceu a 2 de janeiro de 1896 e veio a falecer em 1 de Agosto de 1970. Para além de ter inicialmente estado ligado ao cinema de animação para as Bray Productions, trabalhou também em ilustração para jornais desportivos, antes de lançar a série que lhe daria fama e proveito, Mickey Finn.

Baseando-se num polícia de giro de uma grande cidade norte-americana, a ele se ligaram diversos personagens secundários que vieram dar corpo às histórias, que se caracterizavam mais pelo humor e pela densidade psicológica do que por uma violência gratuita, como era o caso de boa parte das séries de então. Lançada em 1936, obteve grande sucesso, sendo distribuída pelo McNaught Syndicate, a partir da figura do polícia de origem irlandesa, que constituía uma boa parte do corpo policial das grandes metrópoles nos Estados Unidos. Não era um personagem que se envolvesse em violentos tiroteios com grandes barões do crime, como acontecia com Dick Tracy, antes patenteando a sua acção por acções típicas de um polícia de giro: pequenos roubos, um ou outro aldrabão característico dos pequenos bairros, ajuda a crianças e idosos para atravessar as ruas, o que o tornava um calmeirão simpático e sempre pronto a ajudar.

As páginas dominicais, que surgiram algumas semanas depois das tiras diárias, a 21 de Fevereiro de 1937 (e que duraram até 28 de Novembro de 1960), davam destaque a um dos personagens secundários, Uncle Phil, que era frequentemente alvo de ocasionais aldrabices e que funcionava como contraponto humorístico.

A série foi alvo de algumas reedições em revista a partir de 1937, tendo até tido uma com o seu próprio título entre 1942 e 1949, e ainda em 1952.

Morris Weiss, assistente de Leonard, encarregou-se de lhe dar continuidade quando este se reformou em 1968, publicando-se até 1976, já longe do sucesso anterior e da distribuição em mais de 300 jornais norte-americanos. Em Portugal nunca foi publicada, segundo creio, e é praticamente desconhecida.

A tira aqui apresentada está assinada por Lank Leonard e apresenta apenas dia e mês (21 de Fevereiro), sem qualquer referência ao ano de publicação. A dimensão da mancha é de 43 x 11,3 cm e a do papel de 44,2 x 12,8 cm, aproximadamente.



Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com