terça-feira, maio 17, 2005

Garth


Image hosted by Photobucket.comGarth nasceu do esforço conjunto do desenhador Steve Dowling e do argumentista e produtor da BBC Gordon Boshell, numa altura em que ambos trabalhavam para o diário britânico Daily Mirror, tendo surgido a 24 de Julho de 1943, em plena II Guerra Mundial, não sendo de estranhar, portanto, o facto de este herói se ter tornado oficial da Marinha, até o seu barco ter sido torpedeado. Amnésico em função do acidente, Garth veio mais tarde a ser objecto de psicanálise pelo seu amigo Professor Lumière, voltando a recuperar a sua memória.

A principal característica de Garth é a sua força descomunal, e o seu corpo musculado foi invejado por alguns dos seus inimigos, mas também objecto de volúpia de algumas das personagens femininas que percorreram as suas aventuras.

A criação de Garth surgiu a pedido de um dos editores do jornal, que para ele criaram uma figura masculina em grande parte inspirada no Super-Homem norte-americano, tendo Dowling assumido também a tarefa de escrever os argumentos, já que a participação de Boshell durou pouco tempo, surgindo então a colaboração do escritor Don Freeman, que criou a figura do Professor Lumière, e o colocou a viajar no tempo, facto que veio a repetir-se em posteriores situações. Já nos anos 70, uma das suas aventuras atribuía-lhe origens extraterrestres.

A série veio a passar para as mãos de um talentoso desenhador chamado Frank Bellamy, também conhecido pela sua participação na revista Eagle e por ter desenhado Dan Dare, que se encarregou da sua continuidade entre 1971 e 1976 e cujo desenho possui bonitos pormenores no traço e um perfeito equilíbro da composição.

Em Portugal, as suas aventuras foram publicadas por diversas revistas, sendo de destacar o Mundo de Aventuras.

A tira está assinada por Bellamy e não está datada, possuindo a inscrição K124. A dimensão da mancha é de 52 x 13,1 cm e a do papel (cartão grosso) é de 54,5 x 17,5 cm, aproximadamente.



Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com