quinta-feira, abril 14, 2005

Reg'lar Fellers


Image hosted by Photobucket.comEugene Byrnes (1889-1974), mais conhecido como Gene Byrnes, lançou a sua primeira série, It's a Great Life If You Don't Weaken, em 1915, após ter travado conhecimento com Winsor McCay e este lhe ter arranjado um emprego como desenhador no New York Telegram. Em 1917, lança então Reg'lar Fellers, uma série cujos principais personagens eram crianças, que era complementada por uma tira dedicada a Zoolie, uma rapariguinha que fazia algumas diabruras próprias da idade e que servia como contraponto à história principal, que era, em grande parte, apenas constituída por um grupo de rapazes. A série obteve um tremendo sucesso, ao ponto de ter sido levada ao cinema em 1941, numa fita realizada por Arthur Dreifuss, e em que Gene Byrnes participou como co-argumentista.
Reg'lar Fellers é tida como a série norte-americana que primeiro incidiu sobre a temática dos grupos de rapazes que muitas vezes se organizavam em clubes e que constituíam uma realidade na América do início do século XX. Como tinha os direitos de autor da sua série, Byrnes podia publicá-la onde e quando quisesse, e entre 1921 e 1929 surgiram diversas reedições em formato comic-book, lançadas pela editora Cupples & Leon, mais tarde dois Big Little Books, bem como na naquela que é tida como a primeira revista em formato comic-book, Famous Funnies, em 1934.

Image hosted by Photobucket.comA editora Dell publicou a série em Popular Comics a partir de Novembro de 1936, e em Abril de 1939 apareceu igualmente no primeiro número de All-American Comics, a revista que mais tarde lançaria o Lanterna Verde. Nos anos 40 surgiria igualmente em diversas publicações. Ub Iwerks, que trabalhou para a Disney, chegou a realizar um filme de animação no seu estúdio em 1936 intitulado Happy Days com os personagens da série. Com o correr dos anos, Gene Byrnes foi entregando Reg'lar Fellers a outros desenhadores, de entre os quais George Carlson, até que deixou de ser publicada em 1949. Existem algumas reedições recentes de Reg'lar Fellers, entre as quais merece destaque a editada pela Ken Pierce Books. No entanto, em Portugal creio tratar-se de uma série nunca publicada e muito pouco conhecida.

A página aqui representada está datada de 18 de Fevereiro de 1945 e assinada Gene Byrnes. Apresenta duas tiras da principal série e uma tira de complemento, na parte inferior, com a personagem Zoolie. A dimensão da mancha total é de 53,8 x 37 cm e a do papel de 57 x 39,5 cm, aproximadamente.


Image hosted by Photobucket.com


Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com