Gasoline Alley
A série Gasoline Alley fez a sua aparição a 24 de Novembro de 1918, pela mão de Frank King (1883-1969), através do «syndicate» do The Chicago Tribune, enquanto página dominical, tendo surgido as tiras diárias a partir de 24 de Agosto de 1919.
Gasoline Alley, que ainda continua a publicar-se, agora pela mão de Jim Scancarelli, conta a história de uma família, chamada Wallet, durante quatro gerações, em que as personagens vão envelhecendo e morrendo, como raramente acontece nas séries de quadradinhos norte-americanas, tendo sido a primeira a fazê-lo, e a mostrar os personagens integrados num quotidiano normal, uma vida em tudo idêntica à de muitos dos seus leitores.
Frank King começou a trabalhar enquanto cartunista em 1901 para o Minneapolis Times, tendo posteriormente passado pelo Chicago American e pelo Chicago Examiner, antes de ingressar no Chicago Tribune em 1910, onde criou a série Bobby Make-Believe antes de começar a desenhar Gasoline Alley, uma série que vinha ao encontro de um dos aspectos que mais fascinavam os americanos de então: os automóveis, e falar deles era, na altura, um pouco como falar de computadores nos dias de hoje. King acabou por retirar-se, deixando a continuidade entregue a dois dos seus assistentes, Bill Perry (que também trabalhou como assistente em Harold Teen) e Dick Moores (1909-1986). Perry garantiu a continuidade em 1951, e Moores em 1956, quando entrou para a equipa, após ter assistido Chester Gould em Dick Tracy durante cinco anos. À série veio dar uma maior dimensão, ao introduzir alguns personagens que podiam perfeitamente passar por secundários mas que acabaram por ganhar notoriedade.
Jim Scancarelli começou como assistente de Dick Moores em 1979, e acabou por assegurar a série a partir de 1986, após a morte deste desenhador. Antes, trabalhara como assistente de George Breisacher na série Mutt & Jeff, tendo ganho o prémio Reuben Award em 1989 para a melhor série. Nascido em 1941, Scancarelli é ainda o responsável por Gasoline Alley, uma série praticamente desconhecida em Portugal.
A página aqui apresentada é de Bill Perry, e está datada de 16 de Dezembro de 1973. É constituída por uma tira e uma outra página com duas tiras, unidas na parte de trás. A dimensão de cada tira é de 38,6 x 14,9 para a mancha e de 42,1 x 22,9 cm para o papel. No total, a página apresenta as dimensões de 46,5 x 38,6 cm para a mancha e de 56 x 42,1 cm para o papel. Todos os valores são aproximados.
A tira está assinada por Jim Scancarelli, e datada de 20 de Abril de 1994. A dimensão da mancha é de 39,5 x 12,3 cm, e a do papel de 43,8 x 14,7 cm, aproximadamente.
Etiquetas: Bill Perry, Gasoline Alley, Jim Scancarelli, originais
<< Home