segunda-feira, março 21, 2005

Mickey Mouse, o rato Mickey


Image hosted by Photobucket.com

O personagem que mais contribuiu para que o nome de Walt Disney se tornasse mundialmente conhecido foi, sem dúvida, Mickey Mouse, que se estreou a 18 de Novembro de 1928 no filme de animação intitulado Steamboat Willie, que se caracteriza por ser também um filme sonoro, muito embora tivesse sido o terceiro realizado pela equipa de animação, logo após Plane Crazy e The Gallopin' Gaucho, ambos mudos, e que na altura não encontraram quem os quisesse distribuir pelas salas de cinema dos Estados Unidos, mas que mais tarde viriam ambos a ser igualmente sonorizados, sendo o próprio Disney a fazer as vozes. Idealizado por Walt Disney durante uma viagem de comboio de Nova Iorque para Los Angeles, o rato (a quem inicialmente pensou chamar Mortimer, tendo mudado para Mickey a conselho da sua mulher) foi entregue às mãos do desenhador Ub Iwerks, e rapidamente se popularizou. Em 1930 estreou-se no mundo dos comics, com a aventura Lost on a Desert Island ainda pela mão de Iwerks, que pouco depois entregou a tarefa de desenhar o personagem nos comics a Floyd Gottfredson, que para ele criou aventuras em que o rato Mickey passava por detective, por jornalista, encontrando pelo caminho diversos personagens, de entre os quais vale a pena salientar o seu amigo Goofy (Pateta), o seu cachorro Pluto, a sua namorada Minnie, o chefe de polícia Chief O'Hara (Coronel Cintra), e os vilões Peg-Leg Pete, também conhecido como Black Pete, (João Bafodeonça) ou Phantom Blot (Mancha Negra), entre muitos outros.

As aventuras de Mickey acabaram por vir a ser produzidas em diversos países, com diversos artistas encarregados dos argumentos e dos desenhos, sendo de referir os casos do Reino Unido, da Itália, do Brasil, da França, da Dinamarca ou da Holanda. Em Itália, onde o personagem ganhou o nome de Topolino, tendo começado a surgir em publicação própria em 1931, destacaram-se nomes como os de Luciano Botaro, Giovan Battista Scarpi, Romano Scarpa, Marco Rota, Giorgio Cavazzano ou Massimo De Vita.

Reprodução da capa do nº 1 da revista Mickey editada pela Morumbi em 1980. * Image hosted by Photobucket.comNo Brasil, a revista nº 1 de Mickey foi publicada a Outubro de 1952, só vindo a ter edição portuguesa a Abril de 1980, com o preço de capa de 25$00, muito embora tivesse havido uma revista infantil ilustrada com o nome do personagem publicado entre 21 de Novembro de 1935 e 31 de Dezembro de 1936, com 58 números publicados, de grande formato nos primeiros 36 números, tendo as suas dimensões sido reduzidas para metade nos restantes.

A página que aqui apresentamos terá sido desenhada por Sergio Asteriti, com argumento de Michele Gazzarri, pertencendo à aventura intitulada Topolino e la città di cartone, publicada na revista Topolino nº 458, de 6 de Setembro de 1964. As suas dimensões são de 34,2 x 21,8 cm para a mancha e de 36,5 x 25,5 cm para o papel, aproximadamente, tendo ainda a numeração de página, 26, no canto inferior direito.

Image hosted by Photobucket.com


NOTA: Aprenda aqui a desenhar o rato Mickey.

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com