segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Bugs Bunny

Bugs Bunny é um dos mais populares personagens de sempre do cinema de animação. Rebelde, brincalhão, cheio de auto-confiança, capaz das maiores velhacarias só por desforra, mas nunca deixando de o fazer com imenso humor e com o maior desplante possível, não colocava de parte disfarçar-se seja de quem for para levar a sua avante. E consegue-o invariavelmente, ridicularizando adversários ou inimigos, para isso sendo capaz de utilizar uma invejável capacidade inventiva e uma inteligência ao alcance de poucos.

Bugs Bunny surgiu a partir do filme de desenhos animados com as personagens Daffy Duck e Porky Pig intitulado Porky's Duck Hunt, quando Tex Avery entrou ao serviço da Warner Bros. e aí criou aqueles dois personagens e contribuiu decisivamente para a personalidade de Bugs Bunny, que no entanto no citado filme era mais pequeno, totalmente branco e tinha um aspecto mais assemelhado ao coelho que realmente era, embora mais tarde se tornasse mais humanizado, em 1940 e no filme A Wild Hare, também dirigido por Tex Avery, onde pronunciou para Elmer Fudd a sua famosa frase «Eh, what's up, Doc?» enquanto roía uma cenoura. Conta-se que esta frase foi uma bucha metida por Mel Blanc, a voz de grande parte dos personagens da Warner Bros., tal como terá igualmente criado a famosa expresssão de Tweety Bird I tawt I taw a putty tat.

Bugs Bunny veio a ganhar um óscar com o filme Knighty Knight Bugs em 1958, sob a direcção de Friz Freleng, e terá entrado em mais de 175 curtas-metragens de animação, e mais alguns filmes de longa-metragem, tendo mais recentemente sido cabeça de cartaz no filme Space Jam, de 1996, juntamente com o jogador de basquetebol norte-americano Michael Jordan. Os filmes de animação da Warner Bros. são vulgarmente conhecidos como Looney Tunes.

Muitos foram os nomes de desenhadores e de realizadores de animação ligados à carreira de Bugs Bunny, mas é importante aqui referir Tex Avery, Friz Freleng, Tom McKimson e Ralph Heimdahl, que foi um dos mais destacados desenhadores das tiras de Bugs Bunny, estando ligado a estas desde 1948 e prolongando a sua actividade ate aos anos 70. Nunca esquecendo a «voz» de Mel Blanc.

Revista brasileira da EBAL, Mindinho nº 28, de Maio de 1957.Em Portugal, Bugs Bunny ficou também conhecido como Pernalonga, por influência brasileira. Não encontramos de facto publicações que tenham dado o devido realce a este personagem em Portugal, para além de ocasionais aparições em diversas revistas, havendo memória de uma publicação da Agência Portuguesa de Revistas intitulada Bugs Bunny, como era conhecido no nosso país. No Brasil, que exportava para Portugal as revistas com estes personagens, encontramo-lo em Mindinho, da Editora EBAL, e em revista própria, da mesma editora, tendo ainda havido outras publicações de outras editoras a ele dedicadas.

A tira aqui apresentada está datada de 7/9 de 1973 e assinada Ralph Heimdahl e Al Stoffel. A dimensão da mancha é de 50,5 x 14,8 cm e a do papel 54,5 x 15,3 cm, aproximadamente.



Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com