quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Tom & Jerry


Tom e Jerry nasceram da dupla Hanna-Barbera, ou seja, William Denby Hanna (1910-2001) e Joseph Roland Barbera (1911-), tendo feito a sua primeira aparição como personagens de desenhos animados em 1939, no filme Puss Gets the Boot, fazendo um enorme sucesso, ao ponto de a dupla Hanna-Barbera se ter tornado profissionalmente inseparável, dirigindo mais de duzentas curtas-metragens de animação com estes personagens, chegando até a ganhar óscares.

Ambos trabalhavam para a equipa de animação da MGM, só formando a sua produtora independente em 1957, a Hanna-Barbera Productions, que produziu curtas-metragens para o cinema e a televisão, criando êxitos como Huckleberry Hound, Yogi Bear ou The Flinstones.

O número 97 da revista Papai Noel da EBAL, de 1965Tom e Jerry constituíram uma dupla memorável e o contraste entre eles foi a chave do sucesso: Tom era um gato grande e cinzento com um olhar feroz, que procurava a todo o momento caçar Jerry, um pequeno rato castanho com um ar cândido, destruindo toda a casa durante o processo, para no final nunca conseguir definitivamente dar-lhe o destino que pretendia: o seu estômago. Ambos possuem traços de personalidade bastante distintos, o que dá origem a uma série de contrastes e de histórias em que o choque entre ambas se torna evidente.

Embora nascidos para o cinema, Tom e Jerry tiveram o seu próprio comic-book mensal durante os anos 40, continuando até aos anos 60 e 70, deixando de publicar-se em 1982. Mais tarde viria a ressurgir ocasionalmente e também sob a forma de uma parelha Tom e Jerry infantil.

Mais uma vez foram as publicações brasileiras que divulgaram mais os quadradinhos destes personagens entre nós, com publicações com o seu nome ou intituladas Papai Noel e editadas pela EBAL. Em publicações portuguesas, as suas aparições foram esporádicas.

As tiras diárias nunca tiveram o sucesso dos filmes de animação e funcionam em geral como piadas independentes, numa única tira. Foram desenhadas por muitos artistas, nunca tendo propriamente havido uma figura de destaque.

As tiras aqui representadas estão datadas de 14/5 e 27/5 de 1983, estando a segunda assinada Jarvis. A dimensão da mancha é idêntica em ambas, sendo de 47 x 14 cm. A dimensão do papel é de 47,8 x 16,6 cm na primeira e de 49,8 x 16,5 cm na segunda, aproximadamente.




Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com