segunda-feira, fevereiro 07, 2005

The Lone Ranger


Lone Ranger, mais conhecido entre nós como Zorro, ou como O Homem da Mascarilha, ou ainda O Cavaleiro Solitário (este último lembra-me a referência feita a este epíteto em outra história, a Mafalda, de Quino), foi um personagem criado pelo escritor Fran StrykerFran Stryker, que se tornou popular graças aos episódios transmitidos através de uma pequena estação de rádio, a WXYZ, de Detroit, nos Estados Unidos, a partir de Janeiro de 1933. Mais tarde surgiu em televisão e no cinema, tendo os actores que encarnaram a personagem, entre os quais vale a pena destacar Clayton Moore, adquirido enorme popularidade.

O primeiro número do «comic-book» dedicado a The Lone Ranger, de 1938A história do personagem tem origem nos Texas Rangers, a que John Reid pertencia, juntamente com o seu irmão Dan, tendo ambos sido emboscados por criminosos por volta de 1850. O único sobrevivente, John Reid, foi tratado pelo índio Tonto, que ele havia salvo da morte ainda quando eram ambos jovens, passando a assumir a nova identidade e usando uma máscara feita a partir do colete do seu irmão. Assim começaram as suas aventuras, e as cavalgadas do Lone Ranger e do seu amigo Tonto, montando os respectivos cavalos, Silver e Scout, o primeiro dos quais se tornou muito conhecido pela frase «Hi-Yo Silver!» ou «Silver, avante!» em português.

Charles Flanders, 1907-1973Foi Charles Flanders quem, em 1939, criou a série desenhada, partindo do personagem de Fran Stryker. Flanders, nascido em 1907 e falecido em 1973, havia já adquirido alguma experiência como desenhador em Bufallo e frequentado uma escola de arte quando se mudou para Nova Iorque em 1928 e entrou para o serviço da agência King Features Syndicate. Foi assistente em diversas séries, desde Tim Tyler's Luck, , conhecido entre nós como Tim Tyler, até Bringing Up Father, a que já nos referimos anteriormente, Secret Agent X-9, e também se tornou notado pela série King of the Royal Mounted, Rei da Polícia Montada. A única série inteiramente concebida por si foi Robin Hood, uma página dominical que não conheceu grande sucesso. No entanto, as aventuras de The Lone Ranger ainda hoje ser publicam.

Entre nós, foram principalmente as publicações brasileiras que deram destaque a Zorro, com edições próprias pela editora EBAL, já que o personagem homónimo publicado entre nós, e que chegou a ter uma revista com esse nome, nada tinha que ver com o herói desenhado por Flanders.

As pranchas que aqui apresentamos estão datadas de 14 e 15/7 de 1971, e estão assinadas Flanders+Newman. As dimensões são idênticas em ambas, sendo a da mancha de 46 x 13 cm e a do papel de 50 x 17,3 cm, aproximadamente.





Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com