sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Bringing Up Father

JiggsBringing Up Father, uma série conhecida como Pafúncio no Brasil e em Portugal, é uma das mais populares e com maior longevidade de sempre nos Estados Unidos. Idealizada por George McManus, relatava a vida e as peripédias de Jiggs, um norte-americano de origem irlandesa, antigo operário da construção civil, e da sua mulher Maggie, uma ex-lavadeira, que subitamente enriqueceram graças a um bilhete de lotaria.

George McManus, nascido em 1882 ou 1883 e falecido em 1954, tinha já antes concebido séries como Nibsy the Newsboy in Funny Fairyland, Cheerful Charley, Snoozer, The Newlyweds and Their Baby antes de conceber Jiggs e as suas aventuras. Mas desde os 16 anos, altura em que conseguira emprego no The St. Louis Republic, que McManus desenhava enforcamentos, assassinatos e suicídios para ilustrar o jornal local. Em 1904 mudou-se para Nova Iorque, à procura de trabalho num dos jornais da cidade, tendo então conseguido entrar para o quadro de pessoal do New York World.

George McManus, 1882/3(?)-1954Em 1912, graças à fama obtida com a série The Newlyweds, foi contratado pelo New York American, abandonando a série para o desenhador A. Carmichael e dando-lhe continuidade no American com o título Their Only Child. Aí lançou novas séries, mas foi com Bringing Up Father que atingiu o seu mais alto índice de popularidade e de sucesso. Embora tivese realizado algumas tiras desde 1911, só a 2 de Janeiro de 1913 é que Bringing Up Father assumiu este título, passando a ser publicada como tira diária em 1916 e como página dominical a 14 de Abril de 1918.

A sua inspiração para a criação da série McManus foi bebê-la a uma comédia musical dos seus tempos de juventude, onde tanto a mulher como a filha do novo-rico subitamente se tornavam snobs e se envergonhavam da naturalidade do respectivo marido e pai. Foi assim que Maggie, a mulher de Jiggs, e a sua bela filha Nora, embaraçadas com as atitudes deste, se viram constrangidas a «educá-lo» e «elevá-lo» socialmente (bring up assume aqui este sentido na língua inglesa), já que as preocupações sociais de Jiggs se limitam a empanturrar-se de comida no restaurante do bairro, em noitadas e jogatanas com os amigos do velho bairro onde viviam (nunca se sentia muito à vontade com a sua cartola e as suas polainas), dando origem a uma quantidade de peripécias e de choques culturais, bem como de loiça partida na cabeça de Jiggs, embora a série não se limite apenas aos conflitos entre marido e mulher.

Em 1930, Zeke Zeckley assume o lugar de assistente de McManus, que desempenhou até à sua morte, em 1954. Mas a King Features Syndicate não optou por este experimentado assistente e colaborador de McManus para dar continuidade à série, optando antes pelo desenhador Vernon Greene. Este havia já desenhado as aventuras de The Shadow, antes da II Guerra Mundial, e havia também colaborado noutras séries, e assumiu a tarefa das tiras até à sua morte, em 1965, ficando as páginas dominicais a cargo de Frank Fletcher e do argumentista Bill Kavanaugh. Após a morte de Greene, as tiras diárias de Bringin Up Father passaram para as mãos de Hal Campagna até 1980, e posteriormente para Frank Johnson. O declínio da série foi evidente, nunca mais tendo tido o mesmo encanto desde que McManus deixara de as desenhar, a que também não foi alheio o facto de as impressões das tiras e das páginas virem gradualmente a diminuir de tamanho, perdendo-se todo o pormenor do desenho. Por fim, a 28 de Maio de 2000, Bringing Up Father foi completamente abandonada.

Em Portugal, as aventuras de Pafúncio tiveram alguma expressão, com publicação em algumas revistas e jornais, muito embora longe da dimensão que mereciam. Aliás, resta muito trabalho por fazer nesta área, nomeadamente um índice dos personagens e das publicações em que surgiram ao longo dos anos, tarefa certamente ciclópica para quem se queira dedicar à investigação neste domínio.

A tira que aqui apresentamos está datada de 12/9 de 1960 e assinada Vern Greene. A dimensão da mancha é de 45,9 x 13 cm e a do papel de 50,8 x 16,9 cm, aproximadamente.








Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com