Little Orphan Annie
Harold Gray criou Little Orphan Annie em 1924, tendo a tira feito a sua primeira aparição a 5 de Agosto desse ano, baseando-se, para isso, na personagem do poema de James Whitcomb Riley Little Orphant Annie.
Annie é uma rapariguinha com cabelos ruivos e encaracolados, e uns olhos redondos que foram desenhados por Gray como círculos vazios, a qual foi recolhida por um milionário, "Daddy" Oliver Warbucks, cujos inimigos deste influente capitalista tentavam por todos os meios possíveis raptar ou magoar Annie, sendo a intriga da série praticamente dedicada a esses esforços e às subsequentes peripécias. Annie travou conhecimento com políticos corruptos, gangsters, lutou contra os nazis, e também benfeitores e gente que a ajudava desinteressadamente, havendo ainda elementos sobrenaturais, desde fantasmas a gnomos.
A partir desta série e da sua popularidade, realizaram-se diversas versões em cinema, sendo a primeira de 1938, dirigida por Ben Holmes, e a segunda, mais recente, de 1982, realizada por John Huston, a partir do espectáculo musical.
Após a morte de Gray, em 1968, a série decaiu de qualidade, mas foi retomada por Leonard Starr em 1979, na sequência do êxito do musical da Broadway, com o título Annie.
Actualmente a série continua a ser publicada, estando a cargo de Ted Slampyak e Jay Maeder e existem diversas reedições da obra de Harold Gray, ainda disponíveis.
A tira que aqui apresentamos está datada de 2/1 de 1969 e não apresenta assinatura. A dimensão da mancha é de 50,2 x 15 cm e a do papel de 58,5 x 18,8 cm, aproximadamente.
Etiquetas: Little Orphan Annie, originais
<< Home