quarta-feira, maio 18, 2005

Smilin' Jack

Image hosted by Photobucket.comSmilin' Jack fez a sua estreia numa página dominical, a 1 de Outubro de 1933, sob a designação On the Wing, a qual ainda em 1933 assumiu o nome do herói, tendo as tiras diárias iniciado a publicação a 15 de Junho de 1936, empreendimento a cargo do Chicago Tribune - New York News Syndicate.

Zack Mosley, o seu criador, era piloto de aviões, estando a par de todas as novidades nesse campo, e colocando esse conhecimento em serviço da série, dando-lhe por isso grande autenticidade, numa época em que os aviões estavam na moda nos Estados Unidos, tendo já trabalhado desde 1929 como assistente de Dick Calkins em Skyroads e Buck Rogers.

Inicialmente criada como série humorística, as aventuras de Jack, que se caracterizava por um fino bigode e um leve sorriso sempre presente, depressa atingiram grande popularidade, lutando contra uma série de vilões com uma boa dose de iniciativa, sorte e capacidade de resolver as mais complicadas situações, havendo ainda uma galeria de amigos que davam maior autenticidade aos argumentos, de que não estavam ausentes alguns interlúdios amorosos.

Uma das características da série era o facto de os seus personagens irem crescendo e envelhecendo ao longo dos anos e, muito embora algumas das histórias pecassem por algum exagero no seu desenvolvimento e o traço não agradasse a muitos apreciadores deste tipo de aventuras, os pormenores relacionados com os aviões eram o mais rigorosos possível.

Em 1943, a Universal produziu uma série de 13 episódios sobre o personagem, dirigidos por Lewis D. Collins e Ray Taylor, com Tom Brown no papel de Smilin' Jack, e ainda Rose Hobart e Edgar Barrier, entre outros. Ainda nos anos 40, a editora Dell publicou diversos comic-books desta série, mas entre nós é um personagem praticamente desconhecido. A 1 de Abril de 1973, deixou finalmente de publicar-se.

As tiras aqui apresentadas são sequenciais e correspondem ao início de um novo episódio. Todas estão assinadas, e a datação é de 28, 29 e 30 de Julho de 1959. A dimensão da mancha é de 50 x 15,2 cm e a do papel de 55,2 x 18,5 cm, aproximadamente.



Image hosted by Photobucket.com


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com