sexta-feira, junho 10, 2005

José Manuel Soares

José Manuel Soares nasceu a 7 de Setembro de 1932 no Alentejo, tendo colaborado na revista Diabrete em 1950, e posteriormente desenhado histórias para um suplemento infantil do jornal Diário do Norte.

A sua carreira prosseguiu no Cavaleiro Andante, onde publicou as histórias A Ala dos Namorados (com argumento de Artur Varatojo) e De Angola à Contracosta, posteriormente editadas em álbum. Desenhou também para as revistas Lusitas, Mundo de Aventuras, Fagulha, entre outras, chegando mesmo a colaborar com a editora brasileira EBAL. Já em 1990, foi editado pela Câmara Municipal de Odemira um álbum dedicado à vida de Luís Vaz de Camões, com desenho seu e argumento de Raul Costa.

Dedicando-se igualmente ao desenho publicitário, à ilustração e à pintura, possui uma galeria própria em Leiria, tendo já realizado diversas exposições de pintura.

O presente desenho a tinta da china sobre papel cavalinho foi elaborado para a Tertúlia BD nos anos 80, que continua a ser dinamizada pelo incansável Geraldes Lino, não estando contudo datado. A sua assinatura, J.M.Soares figura no canto inferior direito. A dimensão da mancha é de 25 x 21 cm, aproximadamente, sendo a dimensão do papel um A3, ou seja, 42 x 29,7 cm.



Etiquetas: ,

Get Free Shots from Snap.com