segunda-feira, junho 27, 2005

Superman

A primeira tira do personagem a que hoje se refere este post foi concebida em 1934 por Jerry Siegel (1914-1996), argumentista, e Joe Schuster (1914-1992), desenhador, ambos de Cleveland, nos Estados Unidos, para ser apresentada a algumas agências de quadradinhos para jornais, aquilo a que os norte-americanos se referem como syndicates, tendo sido rejeitada vez após vez. Superman, o «nosso» Super-Homem, surgiu pela primeira vez numa revista mensal intitulada Action Comics, quando ambos os autores se encontravam já a trabalhar para uma empresa que mais tarde viria a tornar-se a DC Comics. Superman foi publicado como sendo o personagem principal dessa revista, no seu número 1, de Junho de 1938, alcançando desde logo um tremendo sucesso, tornando-se no primeiro personagem a obtê-lo no panorama das revistas de quadradinhos, os comics. Dentro em pouco, os super-heróis pululavam nestas revistas, a partir desse herói, que esteve na sua origem.

Os criadores do Superman: Jerry Siegel e Joe SchusterEm 1939, Superman tinha a sua própria revista (que hoje valerá no mercado algo como 22.000 dólares), pela primeira vez na história dos personagens de quadradinhos e em 1940 juntou-se ao Batman na World's Finest Comics. Logo depois surgiram as tiras diárias nos jornais, programas de rádio semanais, uma série de episódios para cinema, e nos anos 40 teve início a publicação de histórias dedicadas à sua juventude, através do personagem Superboy.

Nos anos 50 estrearam-se os episódios para televisão, e os personagens secundários, como Lois Lane e Jimmy Olsen, tiveram direito a revistas próprias, sendo a altura em que apareceram novos personagens, outros sobreviventes do planeta originário do herói, Krypton, de que é exemplo a Supergirl.

Ainda em 1941 tinham surgido episódios de desenhos animados com o personagem, através dos Estúdios Fleischer, e já nos anos 70 tornaram-se famosas as longas-metragens para cinema com o malogrado actor Christopher Reeve.

Mas os direitos autorais de Superman nunca ficaram na posse dos seus criadores, tendo estes perdido diversas acções em tribunal para os adquirir, chegando a ser impedidos de escrever e desenhar aventuras de Superman, logo depois de terem sido despedidos da companhia para que trabalhavam em 1947. Tentaram então criar outros personagens, como Funnyman, mas estes nunca chegaram a atingir grande notoriedade.

Os comic-books ainda hoje se publicam e continuam a ter sucesso, muito embora a concorrência seja cada vez maior, já que outros super-heróis foram surgindo ao longo dos anos e ganhando a preferência dos leitores de quadradinhos, muito embora tenha havido tentativas que lograram alcançar enorme êxito, como o foram as histórias escritas por Alan Moore.

Foram - e continuam a ser - diversos os artistas envolvidos na série dedicada ao personagem, quer no que diz respeito às revistas, quer às tiras diárias e páginas dominicais dos jornais. De entre estes, merecem destaque Wayne Boring (o segundo desenhador), Curt Swan (o terceiro desenhador), Kurt Schaffenberger, Neal Adams, José Luis Garcia-Lopez, John Byrne, Dan Jurgens, Mike Grell, e muitos outros, de entre os mais recentes merecendo destaque Mark Verheiden ou Ed Benes, que possui um fotoblog com alguns dos seus trabalhos.

Diversas foram as publicações que apresentaram as aventuras deste herói no nosso país, de que valerá a pena destacar o Mundo de Aventuras. Mas foram sobretudo as publicações homónimas brasileiras que mais divulgaram muitas das suas histórias, nomeadamente pela EBAL.

A página que aqui apresento, muito embora não esteja assinada nem datada, foi desenhada por Joe Staton (lápis) e Kurt Shaffenberger (tinta), tendo sido publicada na revista da DC Comics DC Comics Presents Superman & Blue Devil número 96, de Agosto de 1986 (página 5).

As suas dimensões são de 38,1 x 25,2 cm para a mancha e de 41,5 x 28,2 cm. para o papel, aproximadamente.





Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com