sábado, novembro 12, 2005

Li'l Abner


Depois de ter trabalhado como assistente do desenhador Ham Fisher, o criador de Joe Palooka (Zé Sopapo), Al Capp (Alfred Gerald Caplin - 1909-1979) estreou-se com uma série sobre personagens rústicos, que habitavam nas montanhas dos Estados Unidos, à qual deu o nome de Li'l Abner, que surgiu como tira diária nos jornais em 1934, estreando a página dominical no ano seguinte.

A série teve imenso sucesso, e o seu humor mordaz manteve-se até ao seu final, em 1977, nela se notando uma clara tendência de Capp para a crítica social e política, em que o seu ponto de vista alternava entre o conservador e o liberal. Pouco depois, Capp ainda lançou outras séries, Abbie & Slats e Long Sam, ambas com algum sucesso, embora Li'l Abner fosse a que maior notoriedade alcançou, dando origem a filmes, cujo primeiro título data de 1940, sob a direcção de Albert S. Rogell. A segunda versão para cinema data de 1959, sob a direcção de Melvin Frank, tendo havido ainda duas versões para televisão, uma datada de 1967 e outra de 1971.

Mas a série também deu origem a programas radiofónicos e a um musical na Broadway.

Li'l Abner deu origem a alguns termos que acabaram por «entrar» na língua inglesa falada nos Estados Unidos, e as situações que Capp criava eram de uma enorme comicidade, como por exemplo o dia de Sadie Hawkins (Sadie Hawkins Day), uma corrida em que qualquer mulher da terra onde decorria a acção da série, Dogpatch, podia casar com qualquer homem solteiro que conseguisse agarrar e levar, a bem ou a mal, até à meta final.

Também se tornou famoso o personagem Fearless Fosdick, uma espécie de sátira a Dick Tracy, que constituiu uma espécie de série dentro da série, e que provocou alguma polémica com o desenhador Chester Gould, autor deste herói.

Com o decorrer dos anos, a série foi perdendo a sua força e acabou por entrar numa rotina em que o humor de antigamente se foi esbatendo, até Capp terminar Li'l Abner em 1977.

Hoje em dia podemos encontrar diversas reedições em volume, e até republicações das tiras, sobretudo das primeiras décadas, muito embora alguns dos volumes se encontrem esgotados.

Em Portugal, a série teve alguns episódios publicados, com os habituais cortes devido à montagem das tiras ou pranchas.

A tira aqui apresentada (© New York News Inc.) está assinada e datada, e pertence já à fase final da série, estando datada de 6 de Março de 1972, mas tem a curiosidade de nela surgir retratado Henry Kissinger. A dimensão da tira é de 49,9 x 15,8 cm para o papel e de 47,8 x 14 cm para a mancha.




Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com