sexta-feira, janeiro 06, 2006

Rick O'Shay

Rick O’Shay estreou-se a 22 de Abril de 1958, como página dominical, tendo a tira diária surgido pouco depois, a 19 de Maio do mesmo ano, uma década em que estavam na moda os «westerns», tendo porém o seu autor, Stan Lynde, colocado a acção na sua época contemporânea. Mais tarde, já em 1969, decidiu recuar no tempo, colocando a acção no século XIX, exactamente 100 anos antes da criação de cada uma das tiras ou páginas. Quando procurava uma editora para os seus trabalhos, Lynde encontrou acolhimento no Chicago Tribune Syndicate, que editava outras séries famosas, como Terry & the Pirates ou Gasoline Alley. O personagem principal, Rick O’Shay, era o «marshall» da cidade de Conniption, tendo ainda como personagens secundários o seu parceiro de aventuras Hipshot Percussion, um pistoleiro, Gaye Abandon, que geria o saloon local, e alguns mais. Na sua arte, Lynde prestava grande atenção aos pormenores e à composição dos planos, contendo ainda alguns belos enquadramentos de paisagens do velho oeste.

Stan LyndeDevido a desentendimentos com o Syndicate para o qual desenhava a série (e que, como na generalidade dos casos, era o proprietário dos direitos de autor), Stan Lynde deixou de a desenhar em 1977, tendo a elaboração dos argumentos sido entregue a Marion Dern e os desenhos a Alfred Alcala, e em 1978 a Mel Keefer, até ser terminada em 1981.

Stan Lynde, nascido em 1931, no estado norte-americano do Montana, o que certamente influenciou as suas escolhas temáticas, pôde dedicar-se a outros trabalhos, entre os quais Latigo, uma outra série cuja acção decorria no oeste, que se estreou em 1979 e que durou até 1983. Mais recentemente, criou Grass Roots, e uma tira humorística intitulada Rovar Bob para a revista sueca Fantomen.

Existem algumas reimpressões da série Rick O’Shay, de entre as quais merece destaque a da revista Comics Revue, que publicou as tiras desde o início até 1968 e que actualmente a voltou a retomar, desde 1968 em diante.

Em Portugal, foi editada esporadicamente, nomeadamente, se não estou em erro, em publicações da Portugal Press.

A presente tira está datada de 1 de Outubro de 1969, e contém o nome do autor, bem como a indicação do © The Chicago Tribune. A dimensão do papel é de 46,8 x 14, 4 cm, e a da mancha de 40,7 x 12 cm, aproximadamente.




Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com