quinta-feira, janeiro 12, 2006

Buz Sawyer

Buz Sawyer já integrado na marinha norte-americanaRoy Crane (Abilene, Texas, Estados Unidos, 1901-1977) ganhou prestígio como desenhador através da série Wash Tubbs, que surgiu pela primeira vez em 1924, após ter frequentado a Universidade de Austin, no seu estado natal do Texas, bem como a Academy of Fine Arts de Chicago, onde trava conhecimento com Leslie Turner, que mais tarde o assistirá nesta série e que dará continuidade às tiras diárias em 1952, após Crane a abandonar. Em 1933, um dos personagens secundários da série, Captain Easy, autonomizou-se, passando a ter as suas próprias aventuras, sendo nas páginas dominicais que a sua arte se evidenciou por completo, não constituindo uma mera colagem de tiras, como acontecia com muitas outras séries. Em 1937, devido a algumas imposições da editora, a Newspaper Enterprise Association, Crane resolveu abandonar as tiras diárias de Wash Tubbs, que foram então entregues ao seu amigo e assistente.

Tanto uma como outra constituem ainda hoje um dos mais completos exemplos do que é uma série de aventuras, tendo ambas tido imensos seguidores, tanto no estilo como sobretudo a nível dos argumentos.

Em 1943, Crane havia já abandonado por completo o personagem e tinha-se mudado para outra editora, a King Features Syndicate, para a qual criou Buz Sawyer, que se estreou a 1 de Novembro desse ano, sendo o personagem concebido como piloto de caças durante a II Guerra Mundial que, após o final da guerra, resolve partir para uma quantidade de aventuras que envolviam mercenários, piratas, e muitos caracteres de maus fígados a quem o personagem combateu afincadamente. Mais tarde, Buz Sawyer viria a integrar-se novamente nas forças armadas norte-americanas. Em 1977, Roy Crane faleceu, ficando a série entregue a alguns desenhadores que o assistiam desde os anos 40, Ed Granberry e Hank Schlensker, que lhe deram continuidade até aos anos 80, passando então para as mãos de John Celardo até ao seu final, em 1989.

A tira de Buz Sawyer aqui apresentada está datada de 13 de Outubro de 1970 e nela consta o nome de Roy Crane. A dimensão do papel é de 42,2 x 14,4 cm e a da mancha de 39 x 12 cm, aproximadamente.





Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com