sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Dan Dunn

Após o enorme sucesso da série Dick Tracy, não demoraram a surgir outras séries dedicadas à mesma temática, como foi o caso de Red Barry, mas a primeira a surgir terá sido Dan Dunn, em 1933, da autoria de Norman Marsh (1901-1981). As semelhanças fisionómicas entre o principal personagem e a série inspiradora eram gritantes: um rosto de maxilares fortes, quadrangulares e um parceiro cujo aspecto físico era semelhante ao do parceiro de Dick Tracy, Pat Patton, para além de um estilo igualmente semelhante, não realista, mais dentro do aspecto da caricatura.

A estreia de Dan Dunn não ocorreu nos jornais, como era hábito, mas numa publicação intitulada Detective Dan, editada pela Humor Publications Co.; pouco tempo depois, devido à falência da revista, o autor apresentou a série a uma nova editora, a Publishers Syndicate, que mais tarde se fundiu com a King Features Syndicate, estreando-se nos jornais a 25 de Setembro de 1933 como tira diária, logo seguida pela página dominical, publicando-se, ainda nos anos 30, nos famosos Big Little Books, sendo mais tarde as suas aventuras republicadas através da editora Dell, na revista Crackajack Funnies, tendo havido, no auge da sua popularidade, um programa de rádio dedicado às aventuras do personagem.

Quando o seu autor se integrou na marinha norte-americana devido à II Guerra Mundial em 1942, a série passou a ser escrita por Allen Saunders e desenhada por Paul Pinson, numa colaboração que durou pouco tempo, sendo substituído por Alfred Andriola, tendo terminado a sua publicação em 1943, quando este desenhador passou a publicar Kerry Drake. Em 1946, já depois da guerra, Marsh lançou uma nova série intitulada Danny Hale, que se publicou até 1962, obtendo, no entanto, muito menos sucesso do que a anterior.

Desconheço se a série chegou a ser publicada em Portugal, embora creia que o seu sucesso fora dos Estados Unidos tenha sido muito reduzido.

A presente tira foi desenhada por Paul Pinson, estando assinada por este desenhador. Não apresenta ano de publicação, mas apenas a referência ao dia e mês: 27 de Agosto. A dimensão da mancha é de 39 x 10,8 cm e a do papel de 57,8 x 18,4 cm, aproximadamente. A indicação do © é da Publishers Syndicate.




Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com