terça-feira, julho 10, 2007

Skyroads

Skyroads, desenhado por Dick Calkins sob argumento de Lester Maitland, fez a sua estreia em 1929, tendo durado até 1942, quando as séries dedicadas aos «ases dos ares» começaram a obter menor sucesso após um período áureo que em grande parte se deveu à novidade deste meio de transporte, à influência de aviadores como Charles Lindbergh, e também ao espírito aventureiro que os aviadores despertavam junto do público e que posteriormente se transformou radicalmente com o final da II Guerra Mundial, quando alguns ex-pilotos militares acabaram por assumir o protagonismo em séries como Steve Canyon, de Milton Caniff.

Ambos os autores desta série em tiras diárias eram aviadores, mas depressa cederam o seu lugar a assistentes como Zack Mosley e Russell Keaton, o que sucedeu por volta de 1933, o primeiro mais conhecido por se ter tornado o autor da série Smilin’ Jack, e o segundo por desenhar Flyin’ Jenny.

Inicalmente Skyroads não tinha um herói bem definido, e as aventuras incidiam em Ace Ames e Buster Evans, que eram os proprietários de uma companhia de aviação intitulada Skyroads Unlimited, mas mais tarde surgiram várias figuras a merecer destaque, sendo a ausência de um protagonista bem definido a causa principal do pouco sucesso que acabou por obter, conhecido que é o gosto do público norte-americano por heróis com quem possam identificar-se de uma maneira clara.

Chegou a atingir algum sucesso durante alguns anos, tendo surgido sob a forma de programa de rádio em 1939, e tido algumas reimpressões através dos Big Little Books e na revista Famous Funnies, embora nunca tendo obtido destaque na capa. Russell Keaton (nascido em 1910 e falecido em 1945) encarregou-se da série até 1939, abandonando-a para "Leon Gordon" (um pseudónimo do artista Leonard Dworkins).

O original aqui apresentado é a tira diária número 115, datada de 1938, sendo da autoria de Russell Keaton, apresentando a sua assinatura através da sigla RK no canto inferior esquerdo da última vinheta. Contém a indicação «Protected by John F. Dille Co.» A dimensão da mancha é de 50,8 x 11,7 cm e a do papel é de 56 x 15,5 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com