sábado, setembro 30, 2006

Tim Tyler's Luck, de Lyman Young

Criada por Lyman Young, irmão de um outro famoso desenhador, Chic Young, criador da série Blondie, a que aqui já nos referimos, a série Tim Tyler’s Luck surgiu a 13 de Agosto de 1928, em tiras diárias, passando igualmente a páginas dominicais em Julho de 1931, vindo apenas a ser extinta em Agosto de 1996.

Durante os anos em que se publicou, foram muitos os desenhadores que por ela passaram, incluindo alguns nomes famosos, como Alex Raymond, Burne Hogarth, e outros menos conhecidos do grande público como Clark Haas, Tony DiPreta, Nat Edson, e Tom Massey. Para além destes, merece destaque o filho de Lyman Young, Bob Young, que a partir de certa altura passou a co-responsabilizar-se pelos argumentos e desenhos de Tim Tyler’s Luck, assinando os trabalhos conjuntamente com o seu pai e passando a trabalhar a solo a partir da morte deste, em 1984.

A série iniciou-se num orfanato (como Little Orphan Annie), onde o principal personagem se encontrava, mas logo depois saindo da instituição e vivendo por sua conta, sendo introduzido um personagem secundário, Spud, que o acompanhou em diversas aventuras pelo mundo fora, quando esta abandonou um carácter mais caricatural para assumir um aspecto mais naturalista e sério, e um estilo bastante estilizado, principalmente em África, onde ambos integraram a Ivory Patrol, combatendo os caçadores ilegais de marfim e protegendo as espécies em risco. Por altura da II Guerra Mundial, regressaram aos Estados Unidos, onde se envolveram em diversas aventuras contra sabotadores e espiões, regressando mais tarde a África, para aí permanecerem até ao final das suas aventuras.

Cartaz da sérieTim Tyler’s Luck obteve bastante popularidade nos seus tempos áureos, tendo sido realizada uma série de doze episódios pela Universal Pictures em 1937, sob a direcção de Ford Beebe e Wyndham Gittens, e argumento de Wyndham Gittens e Norman S. Hall.

Em Portugal, muitas das suas aventuras foram publicadas em diversas revistas, sobretudo no Mundo de Aventuras, sob a designação Tim Tyler, mas igualmente surgindo como Tim e Pepe no Condor Popular, como Pepe e Tyler, ou ainda Tim e Pete, tendo chegado até nós em versão brasileira com a designação Tim e Tok.

Capa do Mundo de Aventuras nº 756, IV série, que apresenta uma aventura do herói.A fase final de Tim Tyler’s Luck começou a perder leitores de forma gradual, em grande parte devido a alguma incapacidade de Bob Young em continuar a manter o interesse nas histórias e nos desenhos, até ser finalmente extinta em 1996, como acima referimos. Apresenta a curiosidade de ter sido o nome de uma das suas personagens a dar o título a um romance de Umberto Eco, A Misteriosa Chama da Rainha Loana.

A tira aqui representada está datada de 7 de Junho de 1962, e apresenta as assinaturas de Lyman e Bob Young, pertencendo, portanto, a uma fase em que ambos trabalhavam em conjunto na mesma. A dimensão da mancha é de 50,2 x 14,4 cm, e a do papel é de 52,6 x 16,3 cm, aproximadamente. A primeira vinheta ostenta ainda a inscrição Best whishes to. O © é da King Features Syndicate.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com