quinta-feira, julho 06, 2006

Jane Arden

A série Jane Arden foi publicada entre 1927 e 1968, com origem num argumento de Monte Barrett, responsável por este desde o seu início até 1949, quando faleceu, continuando a série com base nas suas histórias até 1952, pertencendo os desenhos a Frank Ellis, entre 1927 e 1935. Após este ano, passou para as mãos do desenhador Russell E. Ross até 1955, havendo ainda a referir o argumentista Walt Graham (entre 1952 e 1968), bem como os desenhadores Jim Speed (entre 1955 e 1960), William Hargis (entre 1961 e 1963) e Bob Schoenke (entre 1964 e 1968).

A principal personagem era uma repórter especializada em crimes, sobretudo interessada na sua denúncia, à semelhança de personagens como Lois Lane, de Superman, ou Brenda Starr. Embora nunca tivesse obtido grande sucesso nos Estados Unidos, a sua popularidade foi bastante maior no Canadá e na Austrália, onde foram publicadas revistas inteiramente dedicadas às suas aventuras e tendo como título o nome da personagem.

Criada para a agência de distribuição Register and Tribune Syndicate, foi no entanto após ter passado para as mãos de Russell Ross que conseguiu maior popularidade, surgindo sob a forma de bonecas e vestidos de papel para recortar, chegando a ser rodado um filme intitulado The Adventures of Jane Arden em 1939, com direcção de Terry O. Morse, de que é possível ver um excerto aqui. Ross, que trabalhava para o Des Moines Register and Tribune, envolvera-se desde os inícios dos anos 30 em diversas séries, destacando-se Bullet Benton, baseado numa história de Zane Grey, que passou posteriormente a Slim and Tubby, tendo este último personagem passado a figurar em Jane Arden como personagem secundário. Esta foi a primeira jornalista feminina a envolver-se no teatro da II Guerra Mundial, logo desde o seu início, tendo sido responsável por incentivar algumas mulheres a seguir a carreira do jornalismo. Creio que é praticamente desconhecida em Portugal.

A tira aqui apresentada possui dia e mês (22 de Junho), no entanto o ano encontra-se apagado, pelo que podemos apenas supor tratar-se de uma publicação dos anos 30. O © é do The Register and Tribune Syndicate. Não estando igualmente assinada, a conjectura é de que se trata da época de Walt Graham e Russell Ross. A dimensão do desenho é de 42,8 x 13,4 cm e a do papel é de 45,4 x 14,5 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com