quarta-feira, maio 03, 2006

Little Mary Mixup

Nascido no estado do Ohio, nos Estados Unidos, a 4 de Maio de 1880, vindo a falecer em 1958, R. M. Brinkerhoff (Robert Moore Brinkerhoff) trabalhou sobretudo em ilustração (e também em pintura), tendo apenas criado uma única série de quadradinhos: Little Mary Mixup, que se estreou em 1917 no jornal New York Evening World, sendo pouco tempo depois distribuída a nível de todo o país pelo United Features Syndicate, vindo a durar até 1956, quando o seu autor deixou de desenhar.

A principal personagem – e que dava nome à série – era uma pequena rapariga com um comportamento característico das meninas da sua idade, com as típicas atitudes infantis que tanto encantam os mais crescidos, e que posteriormente vieram dar origem a um conjunto de personagens infantis que se tornaram bem mais conhecidos do que Little Mary, um tipo que ainda hoje é explorado e que normalmente proporciona uma boa quantidade de tiradas cómicas ou recheadas de ternura.

Logo que foi convidado a criar uma série pelos responsáveis do jornal para o qual trabalhava, Brinkerhoff chegou à conclusão que este tipo de personagens e de situações ainda não tinham sido explorados pelos quadradinhos e, já que não possuía descendência, criou Mary à imagem do que idealizava poder ser a filha que não tinha, envelhecendo-a ao longo dos anos, tendo-a inclusive envolvido na luta contra os nazis durante a II Guerra Mundial.

Começando por ser uma tira sem continuidade na história, ao longo dos anos transformou-se numa série de aventuras com continuidade nas tiras diárias (as páginas dominicais continuavam a não ter continuidade e serviam para criar piadas curtas à volta de alguns dos restantes personagens, como o irmão de Mary, Snooker), e chegou a tornar-se bastante popular, havendo bonecas de porcelana dedicadas à personagem, bem como bonecas de papel de recortar, chegando mesmo ao universo dos comic-books e tendo havido duas edições de Little Big Books a ela dedicados.

Creio tratar-se de uma série desconhecida no nosso país, muito embora tenha sido objecto de edição em alguns países europeus.

A tira aqui apresentada está assinada pelo autor, é datada de 14 de Fevereiro de 1927 (o último algarismo do ano aparece rasurado à mão), e tem o © do N.Y. Eve. Word. A tira terá sido eventualmente cortada, daí que a dimensão da mancha seja exactamente a mesma da do papel: 52,2 x 12,8 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com