sexta-feira, abril 14, 2006

Moon Mullins

Surgida em 1923, a série Moon Mullins foi uma das que mais tempo durou nos jornais norte-americanos, tendo sido extinta em 1991. Chegou a atingir grande popularidade, e na sua origem está um desentendimento com um outro desenhador, George McManus, quando o seu autor, Frank Willard (1893-1958), chegou a vias de facto com McManus a propósito de uma série intitulada The Outta Luck Club para a King Features Syndicate. Tendo sido despedido, foi imediatamente contratado pelo Chicago Tribune Syndicate, para onde criou Moon Mullins, que narrava a história deste Moon (abreviatura de Moonshine, o que, na época do proibicionismo nos Estados Unidos queria dizer que se tratava de um grande apreciador de bebidas alcoólicas) e de uma série de personagens secundários que habitavam ou trabalhavam na pensão onde o principal personagem se hospedou. Entre estas, encontrava-se Emmy, a dona da pensão, Mamie, a cozinheira, e Lord Plushbottom, que acabou por se casar com a dona da pensão e que encontramos na tira aqui reproduzida.

Na sua origem, está uma tentativa de rivalizar com uma outra série bastante popular na época, Barney Google, a que nos referiremos num futuro «post».

Willard foi assistido, desde quase o início, por um outro desenhador, Ferd Johnson (autor de Texas Slim), que aos poucos e poucos acabou por ir assumindo os argumentos e o desenho na sua quase totalidade, tendo mesmo passado a ser responsável por Moon Mullins a partir de 1958, quando o seu autor faleceu.

Foi reeditada em algumas revistas e outras publicações, como nos Big Litlle Books, ou pela editora Dell, ainda nos anos 30, e em finais dos anos 40 pela The American Comics Group. Nos inícios dos anos 70 chegou a ser transposta para animação.

Creio que nunca chegou a ser publicada em Portugal.

A tira aqui apresentada está datada de 19 de Maio de 1945 e apresenta a assinatura de Willard, muito embora por esta altura fosse Johnson a assumir quase todo o trabalho. A dimensão da mancha é de 50,2 x 15,3 cm e a do papel de 59 x 18,3 cm, aproximadamente. O © é do News Syndicate Co., Inc.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com