terça-feira, março 21, 2006

Dois sites e um jornal sobre quadradinhos

Ao contrário do que aqui habitualmente publico, este post vem destacar três factos:





Em primeiro lugar, a inauguração de um portal português dedicado, na totalidade, aos quadradinhos. Embora se encontre online há alguns dias, a sua inauguração teve lugar hoje, dia 21 de Março. Para usufruir da totalidade dos seus recursos, os visitantes devem efectuar uma inscrição (gratuita), só assim tendo acesso a artigos completos, reportagens, entrevistas, destacando-se, para já, a que foi realizada a Jorge Machado-Dias, director do BDJornal.

Título: BDesenhada, A Volta ao Mundo da BD






Em segundo, um site em que se pode experimentar criar tiras de quadradinhos utilizando diversas ferramentas de desenho e uma estrutura que pode partir de um número variável de vinhetas, de acordo com a opção desejada.

Título: Comics edit Mai' Nada net



Reprodução da capa do número 0 do BDJornal



Em terceiro lugar, e aqui a ordem nada tem que ver com a importância dos três factos, um periódico inteiramente dedicado aos quadradinhos, como eu gosto de chamar-lhes, muito embora seja uma designação em desuso face ao galicismo banda desenhada.

Surgido em Março de 2005, o número 0 do BDJornal veio trazer uma lufada de ar fresco ao mais do que estagnado panorama das edições sobre a chamada 9ª arte. Tratando-se de um jornal, as suas dimensões são de um tablóide, e o papel apresenta uma boa qualidade, contrariamente aos diários e semanários noticiosos ou generalistas. Tem ainda o aliciante de publicar algumas histórias, que mais tarde poderão constituir um volume à parte e cujas capas para o encadernar serão distribuídas gratuitamente aos assinantes, pelo menos assim o promete o seu director, Jorge Machado-Dias.

Tenho porém pena de as pranchas ocuparem apenas metade das páginas, já que - e isto é apenas um gosto pessoal - seria interessante vê-las publicadas em grande formato, como aqui há uns anos o fez um outro jornal memorável, o Lobo Mau.

Normalmente dedicando cada número a um tema específico, possui uma boa equipa de colaboradores que, para além do seu director, se encarrega de algumas secções fixas sobre crítica, sobre novidades editoriais, sobre a filatelia dedicada a esta temática, e muitos outros assuntos de interesse.

Como é hábito neste país, ameaça não se aguentar durante muito tempo, devido aos custos de produção e ao fraco investimento publicitário por parte das editoras ou lojas que se dedicam aos quadradinhos. E é triste se o BDJornal tiver que deixar de publicar-se, porque se trata de um projecto interessante, que vem suprir uma enorma lacuna no actual panorama editorial, sobretudo dedicado a publicações de circulação restrita, na maior parte os casos produzidas por amadores desta área. Daí que todo o apoio seja pouco, sendo ideal aumentar o número de assinantes (aqui fica a morada: BDJornal, Rua Cidade de Quelimane, 3A - Olivais Sul - 1800-121 Lisboa) para que este jornal possa sobreviver. O seu editor possui ainda o blogue Kuentro.

O último número publicado foi o 11, dedicado ao erotismo na BD. Creio que as edições anteriores poderão ser encomendadas para a mesma morada, já que a distribuição a nível nacional é algo deficiente e, tanto quanto sei, existem números anteriores disponíveis.

Aqui fica o apelo e um enorme apoio à coragem editorial de quantos se lançaram nesta aventura. Espero que me perdoem ter aqui publicado uma imagem da primeira página desse primeiro número.


Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com