sexta-feira, março 24, 2006

Tippie and Cap Stubbs

Nascida em Upper Sandusky em 1893, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, Edwina Dumm foi uma das primeiras mulheres a fazer carreira como desenhadora, tendo sido a primeira a tornar-se cartunista política profissional, fazendo a cobertura de cenários de guerra, ou sobre a luta das sufragistas, e ainda acerca de outras questões de política doméstica. Filha de um jornalista, foi dele que recebeu o incentivo para enveredar por esta carreira, e aos 18 anos trabalhava já para o The Columbus Monitor, mudando-se depois para Nova Iorque, onde conseguiu criar a série Cap Stubbs and Tippie, que se estreou em 1918, através da agência The George Matthew Adams Service, em tiras diárias que corriam de segunda-feira a sábado. Nos anos 30 chegou a surgir uma página dominical, através da King Features Syndicate.

Tendo como personagens principais um rapazito (Cap Stubbs) e o seu cão (Tippie), este último tornou-se bastante popular, pelo que o nome depressa passou para Tippie and Cap Stubbs e, mais tarde, nos anos 60, para apenas Tippie. Uma das personagens secundárias com maior destaque na série era a avó, Gran'ma, Sara Bailey, muito mais do que os pais de Cap, Mary e Milton Stubbs.

A série focava sobretudo aspectos da vida quotidiana de uma família, centrada no cão e no rapaz que davam nome à série, embora tratando esta questão através de uma visão mais feminina do que o faziam o desenhadores masculinos, durando até ao ano de 1966, quando deixou de ser publicada.

Grande defensora do direito de voto das mulheres, o que se reflectia nos seus desenhos e nas temáticas que abordava, Edwina Dumm veio a falecer em 1990. Chegou a haver algumas reimpressões da série em revistas, nos anos 30 e 40. Desconheço qualquer publicação em Portugal, ou até mesmo em língua portuguesa.

As tiras aqui apresentadas datam de 1959, concretamente de 3, 4, 5 e 6 de Dezembro desse ano. À excepção da segunda, todas estão assinadas Edwina. A dimensão da mancha é de 41 x 12,5 cm e a do papel de 44 x 14,7 cm, aproximadamente.





Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar



Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com