sexta-feira, março 31, 2006

Johnny Red

Nascido no Reino Unido em 1942, John Cooper trabalhou em diversas publicações britânicas a partir dos anos 70, delas destacando-se 2000 AD, tendo sido um dos primeiros desenhadores a trabalhar na conhecida série Judge Dredd, se bem que tenha igualmente colaborado com as revistas Disney.

Os seus trabalhos incidem sobretudo na temática da acção ou de guerra, sendo o seu trabalho mais divulgado o relativo a Johnny Red, que foi publicado na revista britânica Battle.

Ainda ligado aos quadradinhos, tem-se dedicado mais à ilustração, de que podemos apreciar aqui alguns dos seus trabalhos. Desconheço se terá sido publicado em Portugal.

Johnny Red estreou-se no número 100 da já citada revista Battle, datada de 27 de Janeiro de 1977, com argumento de Tom Tully e desenhos de Joe Colquhoun, que deu continuidade aos dois primeiros anos, após o que terá passado para as mãos de Cooper durante os restantes três anos, até ao seu desaparecimento. O principal personagem era um ex-piloto da RAF, que se envolveu em diversas aventuras no mar, acabando por ir parar à União Soviética, onde se juntou a uma esquadrilha de pilotos que combatiam os nazis, os Falcons.

A página aqui divulgada pertence à série Johnny Red, tendo sido publicada na revista Batlle, número 485, não estando contudo datada nem assinada. A dimensão da mancha é de 43 x 33,5 cm e a do papel de 49,7 x 41 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com