sexta-feira, abril 21, 2006

Brick Bradford

Brick Bradford surgiu pela primeira vez a 21 de Agosto de 1933, como tira diária, com distribuição da Central Press Association. Os seus autores, o argumentista William Ritt e o desenhador Clarence Gray, criaram esta série com um cariz de aventuras de aviação, à semelhança de Tailspin Tommy e de Smilin' Jack, a que aqui já nos referimos anteriormente. A distribuição da série pelos jornais norte-americanos começou com uma fraca expressão, já que a distribuidora, que era uma subsidiária da King Features Syndicate, apenas se dedicava aos jornais locais e não aos de expansão nacional, pelo que demorou alguns meses até a sua divulgação ganhar uma maior dimensão no país.

Brick Bradford marcou o panorama dos quadradinhos, porém, como série de ficção científica, em grande parte devido ao aparelho inventado por um personagem secundário, o cientista Kala Kopak, que permitia viajar ao nível subatómico e igualmente viajar no tempo, e que mudava de dimensões de acordo com os desejos de quem o comandava. Este aparelho (baptizado em Portugal como Pião) foi introduzido em 1937, após ter primeiramente surgido numa tira independente, que figurava na parte superior da página dominical da série, a que os americanos chamam topper, tornando-se um dos principais impulsionadores dos acontecimentos que proporcionavam as diversas peripécias das aventuras. Se bem que não faltavam as ligações românticas entre Brick e a filha de um dos seus companheiros de aventuras, June Salisbury (e não só).

No entanto, havia diferenças substanciais entre os argumentos das tiras diárias e das páginas dominicais, que passavam inclusive pelos diferentes nomes dos personagens que nelas surgiam, o que levou a frequentes confusões nas posteriores reedições da série.

Em finais dos anos 40, Ritt deixou de escrever os argumentos, que passaram para a exclusiva responsabilidade de Gray, até ano ano de 1952, altura em que Paul Norris, que desenhava Jungle Jim na altura, se encarregou de lhe dar continuidade. A 25 de Abril de 1987, a série terminou após ter vindo a perder gradualmente notoriedade, na altura em que Norris finalmente se reformou.

Clique para aumentarForam - e continuam a ser - muitas as reedições das aventuras de Brick Bradford, desde os comic-books os anos 40, passando pelo seu aparecimento em Big Little Books, até às actuais edições das suas aventuras, que foram publicadas nas mais diversas línguas. Em Portugal, onde Brick Bradford chegou a ser conhecido como Brigue Forte, foi sobretudo o Mundo de Aventuras (e algumas das suas edições especiais, como Espaço) que se dedicou a popularizar entre nós as viagens no tempo dos principais personagens.

Brick Bradford chegou a ser adaptado para cinema, numa produção de 1947, realizada por Spencer Gordon e Thomas Carr, com Kane Richmond, Rick Vallin e Linda Leighton nos principais papéis.

A tira aqui apresentada tem o © da King Features Syndicate, está assinada por Paul Norris e é datada de 19 de Outubro de 1982. A dimensão da mancha é de 32,9 x 9,9 cm e a do papel de 36 x 10,3 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com