quarta-feira, abril 26, 2006

Curly Kayoe

Nos anos 40, eram bastante populares as séries dedicadas a lutadores de boxe, de entre as quais vale a pena destacar Joe Palooka, o «nosso» Zé Sopapo, a que aqui já nos referimos, ou ainda Big Ben Bolt, que em Portugal se tornou conhecido como Luís Euripo, a que esperamos vir a referir-nos futuramente.

Mas Curly Kayoe, se bem que não tão famosa como as suas congéneres, criou uma grande legião de fãs enquanto durou. O personagem surgiu em 1944, muito embora a série já existisse com o título Joe's Car, tendo como principal personagem Joe Jinks, que veio posteriormente a ser o título da série, sendo distribuída pela United Features Syndicate.

Os seus autores eram os irmãos Sam e Mo Leff. Mo, que fora assistente de Al Capp em Li'l Abner, fazia os desenhos a lápis, e a passagem a tinta e o argumento eram da responsabilidade de Sam Leff, que também passou a fazer os desenhos a lápis por volta de 1946, assegurando a totalidade do trabalho.

Por volta de 1945, já este boxeur de bom coração e algo «bronco», que possuía semelhanças físicas notórias com Joe Palooka, se assenhoreava das aventuras e do título e, dois anos depois, Joe desaparecia de cena e o protagonismo ficava inteiramente concentrado em Kayoe. Mas isto apenas aconteceu nas tiras diárias, já que as páginas dominicais continuavam a centrar-se em Jinks.

Mais tarde, surgiu um novo personagem, um marinheiro chamado Davy Jones, que acabou por fazer a Kayoe o mesmo que este fizera a Jinks: tomou conta das aventuras, e também do título, a partir de 1961, altura em que o desenho passou para as mãos de Al McWilliams, mais conhecido como autor de Twin Earths, (muito embora Leff continuasse a escrever os argumentos), até à sua extinção dez anos depois, quando o lutador de boxe já havia desaparecido completamente de cena.

Chegou a ser publicado sob a forma de comic-book em finais dos anos 50 pela editora Dell. Creio ser completamente desconhecida em Portugal.

A tira aqui apresentada está assinada por Sam Leff e é datada de 13 de Dezembro de 1944, tendo o © da United Features Syndicate. A dimensão da mancha é de 48,4 x 12,5 cm e a do papel de 50,8 x 13,7 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com