Um original de Tomahawk Tom, por Vítor Péon
Vítor Péon (1923-1991) foi um dos mais prolíficos desenhadores portugueses, tendo trabalhado para muitas publicações nacionais e algumas estrangeiras. Desenhou para O Mosquito, O Pluto, Diabrete, Mundo de Aventuras, Condor, Audácia, Tintin, Titã, Valente, Cavaleiro Andante, Camarada, tendo mais tarde editado o Vítor Peón Magazine. Desenhou igualmente para a editora britânica Fleetway. Alguns dos seus trabalhos tiveram como argumentista Roussado Pinto e houve diversas reedições das histórias que desenhou, tanto no Mundo de Aventuras como em muitas outras publicações, por exemplo no Jornal da BD.
Porventura o mais famoso herói por si concebido foi Tomahawk Tom, que fez a sua estreia a 19 de Outubro de 1950, no número 62 da 1ª série do Mundo de Aventuras, uma série passada no oeste norte-americano.
O original aqui apresentado está assinado por Vítor Péon na penúltima vinheta, muito embora não surja qualquer datação. Na margem superior, a caneta, está inscrito o título O INIGMA DO CAVALO NEGRO (sic); na parte de trás, a caneta de feltro preta, aparece a indicação 23, sendo o número que a prancha ocupa na história. A dimensão do desenho é de 32,3 por 23,4 cm e a do papel é de 34,7 por 26 cm, aproximadamente.
No entanto, há algumas curiosidades a assinalar. A primeira publicação desta aventura ocorreu no Mundo de Aventuras número 214 da 1ª série, tendo-se iniciado no número 203, sendo republicada no Mundo de Aventuras, 5ª série, número 182. Apenas na republicação se respeitou a prancha original, que é aqui reproduzida, enquanto que na primeira publicação a prancha original foi alterada, surgindo em conjunto com outra prancha, ocupando a parte inferior da página, com três vinhetas em cada tira. As legendas foram igualmente alteradas, o que é visível neste original, uma vez que é notório que se trata de legendas coladas sobre o desenho original, faltando algumas nas duas últimas vinhetas. Numa das legendas em falta, a última, é visível a existência de uma gralha («ririge-se» por «dirige-se), sendo igualmente interessante a alteração do texto verificado da primeira publicação para a segunda, já que, na altura, as legendas não eram manuscritas, mas escritas «à máquina», sendo o texto mais extenso, ao ponto de, na segunda vinheta (a oitava de página), se sobrepor a uma parte do desenho. No número mais antigo, datado de 2 de Julho de 1953, como era habitual na época, a página foi impressa a duas cores, enquanto que na mais recente, datada de 24 de Março de 1977, a impressão é a preto e branco.
Todas páginas foram digitalizadas a 150 dpi, podendo estas imagens, a 72 dpi, ser aumentadas com um clique do rato.
Etiquetas: Mundo de Aventuras, originais, Tomahawk Tom, Vítor Péon
<< Home