segunda-feira, novembro 09, 2009

Twinkle Twins, por Al Bryant

Entre 1936 e 1939, Will Eisner e Jerry Iger mantiveram uma sociedade intitulada Eisner & Iger Studio, também conhecida como Syndicated Features Corp., com a intenção de produzir comic books que eram oferecidos como suplementos em diversas publicações. Esta tendência, que se iniciou em princípios dos anos 30 do século passado, deu origem aos primeiros comics, em geral em formato tablóide, que reproduziam, a cores, diversas séries publicadas em tiras diárias a preto e branco nos jornais norte-americanos, até que, por volta de 1935, começaram a surgir produções originais e não meras reedições do que já havia sido antes publicado. Uma destas revistas foi Wow, What a Magazine! (muito embora alguns críticos afirmem que esta revista não era um comic, mas apenas uma revista que publicava algumas histórias aos quadradinhos), que Iger manteve unicamente até ao número 4, mas em que Eisner, então com 19 anos, participou com alguns trabalhos.

Nos anos 40, já Eisner havia abandonado a sociedade para trabalhar no suplemento de jornais que publicava The Spirit, um dos colaboradores do Eisner & Iger Studio foi Al Bryant, quando este estúdio fornecia histórias aos quadradinhos para editoras como a Centaur, a Harvey e Quality Comics.

Al Bryant, nascido em 1917 e falecido em 1993, é considerado um dos artistas da Golden Age of Comics, a época dourada dos quadradinhos norte-americanos, tendo trabalhado para diversas publicações antes de se tornar ilustrador na empresa General Electric e de optar finalmente por uma carreira como funcionário público trabalhando numa base naval até à sua reforma, em 1990.

A página origina aqui apresentada foi desenhada em papel do estúdio Eisner & Iger para a revista Champ Comics de Junho de 1942, da editora Harvey, que se tornou notória por ter publicado diversos comics durante aquela que é considerada a melhor época dos quadradinhos nos Estados Unidos. Esta é a página 3 da segunda aventura intitulada Twinkle Twins, uma série que surgiu entre 1942 e 1945, com características de policial em estilo de film noir.

A página aqui apresentada tem uma mancha com 46 x 32,8 cm, sendo a dimensão do papel de 56 x 43 cm, aproximadamente. Na margem superior, impressa, surge a indicação Eisner & Iger Studio, 202 Eats 44th Street New York; na margem inferior, aparece a indicação Book: CHAMP, estando manuscrito CHAMP 34. A página original não está datada nem assinada, havendo muita presença de corrector branco. Foi digitalizada a 150 dpi, podendo a imagem aqui apresentada ser aumentada através de um clique do rato.


Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com