Números Especiais do Cavaleiro Andante - Natal de 1957
Este número especial do Cavaleiro Andante foi editado no Natal de 1957, sendo relativo ao mês de Dezembro desse ano. Com 100 páginas no total, é em tudo o resto idêntico aos números editados anteriormente. A impressão era a preto e branco ou a uma cor, ocasionalmente a duas cores.
A história mais longa, com 30 páginas, intitula-se O Cavalo Selvagem - Nova Aventura de Bessy, não havendo qualquer assinatura nas vinhetas, sabendo-se que a série era produzida nos estúdios de Willy Vandersteen (Bélgica, 1913-1990).
A aventura com que abre a revista, O Rapto, de autor desconhecido, é uma adaptação do romance de Robert Louis Stevenson e ocupa 15 páginas, contendo a indicação de © P.I.B. Box 6 Copenhagen, tendo a particularidade de apresentar texto narrativo por debaixo das vinhetas.
A segunda aventura mais extensa, com 18 páginas, intitula-se O Último Mamute e é da autoria de Renato Polese (Itália, 1924-). Com 15 páginas, existe ainda uma história com o título O Sino dos Cavaleiros, sem qualquer indicação de autoridade.
Este número apresenta ainda algumas histórias curtas. Com uma página, José Ruy (Portugal, 1930-) assina Fernão Mendes Pinto, uma figura que o autor virá mais tarde a desenvolver na sua Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação. Igualmente com 1 página, Méhari não apresenta assinatura de autor, no entanto numa das vinhatas aparece o © Éditions J. Dupuis, Fils & Cie. Marcinelle Belgique. As páginas centrais contêm uma história sobre o Natal, sem título, assinada por Fernando Bento (Portugal, 1910-1996). Curiosa é a publicação de uma história em 4 páginas, O Trovador Valente, publicada em meias páginas invertidas, com o evidente intuito de serem destacadas e dobradas, muito embora tenha sido colocada antes das páginas centrais. Esta aventura surge assinada Oliver em algumas vinhetas.
Para além das histórias aos quadradinhos, existem ainda as rubricas habituais, dedicadas aos passatempos, ao desporto, a curiosidades, e dois contos, um deles ilustrado por José Ruy.
A digitalização foi realizada a 150 dpi, e as miniaturas a 72 dpi. Para aceder às imagens de maior dimensão, bastará clicar em cada uma das miniaturas.
Etiquetas: Cavaleiro Andante, Números especiais
<< Home