Blackbow, o Cheyenne, por Frank Humphris
Frank Humphris ficou conhecido em Portugal pela sua série Riders of the Range (Jeff Arnold em Portugal e no Brasil), publicada nas revistas Titã e O Falcão nos anos 50 do século passado, mostrando uma vitalidade rara, tanto no desenho como na utilização da cor, na concepção de histórias que muito fascinaram os seus leitores e contribuíram para o sucesso dos seus trabalhos, cuja acção decorria no oeste norte-americano, envolvendo a tribo dos Cheyenne.
Humphris (Reino Unido, 1911-1993) ficou sobretudo conhecido pelas séries publicadas na revista britânica Eagle a partir de 1952, renovando Riders of the Range, que já se publicava há cerca de dois anos, com desenhos de Jack Adrian (pseudónimo de Chris Lowder), após ter enviado algumas amostras do seu trabalho a Charles Chilton, o seu argumentista, ficando a partir daí encarregado dos desenhos até a série terminar, em 1962.
Humphris era um entusiasta da história e dos costumes dos povos nativos dos Estados Unidos, tendo chegado a incluir na série um dos episódios mais conhecidos do confronto entre os índios e os colonos, a batalha de Little Big Horn, em que algumas das tribos se aliaram para derrotar o 7º Regimento de Cavalaria do General Custer.
Após o fim da série, Humphris só voltou a desenhar para a Eagle em 1963, retomando o trabalho de Victor de la Fuente em Blackbow the Cheyenne, ficando até 1969, quando a revista se fundiu com Lion, cessando assim a publicação da sua primeira série.
Muitos apreciadores do trabalho do desenhador criticaram Blackbow pela introdução de elementos fantásticos no seu argumento, que por esta altura era da responsabilidade de Edward (Ted) Cowan. No entanto, segundo informação que consegui recolher no sítio Internet Superheroes, esta personagem fora criada com o nome Strongbow, tendo inicialmente surgido na revista Comet, com argumento de Mike Butterworth e desenhos de Geoff Campion, publicando-se entre 1953 e 1957; enquanto Blackbow the Cheyenne, estreou-se na revista Swift em 1961, tendo Don Lawrence chegado a desenhar algumas tiras para a publicação Eagle Annual.
Trata-se da história de uma criança branca, encontrada a vaguear na planície por um chefe índio, da tribo Mohawk, que o cria como filho.
Anos mais tarde, após a sua tribo ser praticamente dizimada pelo exército americano, em recontros em que o seu próprio pai é morto, e Blackbow ficar muito ferido, é encontrado por um médico, Tad Barnaby, que o trata e o leva consigo para a cidade de Powder Creek, adoptando-o e dando-lhe o nome de Jim Barnaby, ensinando-lhe inglês e acabando por levá-lo a cursar medicina na Universidade de Boston, onde se destaca pelas suas capacidades atléticas. Quando o seu tutor/pai adoptivo é assassinado pelos mesmos índios que haviam atraiçoado os Mohawk, uma tribo Comanche, Jim jura vingança e a partir daí as suas aventuras envolvem a sua luta pela justiça, sem nunca revelar a sua verdadeiro identidade. Uma das suas armas era um arco sagrado, que lhe conferia poderes especiais, facto que introduziu este elemento sobrenatural na série e que foi muito criticado pelos seus detractores.
Não conhecemos reedições de Blackbow the Cheyenne, mas existem reedições de Riders of the Range, realizadas pela Hawk Books em 1990.
A página aqui apresentada de Blackbow foi desenhada por Frank Humphris e publicada no número 10, volume 19 de Eagle, publicado em 1968. A dimensão da mancha é de 44,6 por 33,3 cm e a do cartão em que foi desenhada é de 50,1 por 38,1 cm, aproximadamente. Para ver uma imagem com maior resolução, por favor clique na imagem abaixo.
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Blackbow the Cheyenne, by Frank Humphris
Frank Humphris became known in Portugal for his series Riders of the Range (Jeff Arnold in Portugal and Brazil), published in comics Titã and O Falcão in the 1950s, in which he showed a rare vitality drawing stories that took place in the American wild West, involving the Indian tribe of the Cheyenne, with great drawings and nice efects in the use of colour, which most fascinated its readers and contributed to the success of his work.
Humphris (United Kingdom, 1911-1993) was best known for the series published in the British comic Eagle from 1952 on, taking over Riders of the Range, that was going on for almost two years with drawings by Jack Adrian, after having sent a few samples of his work to Charles Chilton, the writer of the series, being thereafter responsible for the drawings until it ended in 1962. Humphris was an enthusiast of the history and culture of the native Americans, and one of the most-known episodes of the confrontation between Indians and white settlers, the Battle of Little Big Horn, where General Custer's 7th Regiment was defeated by an alliance of several tribes, was included in one of the stories.
After the end of the series, Humphris only came back to draw to Eagle in 1963, taking over the work of Victor de la Fuente in Blackbow the Cheyenne, which he continued until 1969, when the magazine merged with Lion, thus ceasing publication of the first series.
Many readers criticized his work in Blackbow mainly due to supernatural aspects of the plot that by this time was written by Edward Cowan. However, according to information I could find on the website Internet Superheroes, this character was nicially called Strongbow, having appeared in the british magazine Comet between 1953 and 1957, written by Mike Butterworth and with drawings by Geoff Campion, while Blackbow the Cheyenne debuted in Swift magazine in 1961. Don Lawrence drew some strips for Eagle Annual.
This is the story of a white child, found wandering on the plain by an Indian chief of the Mohawk tribe, who raises him as his own son.
Years later, after his tribe is virtually wiped out by the U.S. Army, his father is killed, and Strongbow/Blackbow is badly wounded. He is found by a white doctor, Tad Barnaby, who nurseds him back to health and takes him to Powder Creek, adopting him and giving him the name of Jim Barnaby. He teaches him English and eventually leads him to study medicine at the Boston University, where he stands out by his athletic abilities. When his guardian / adoptive father is murdered by the same Indians who had betrayed the Mohawk, a Comanche tribe, Jim swores to avenge his Mohawk ancestry and from there on he struggles for justice, never revealing his true identity. One of his weapons was a sacred bow that gave him special powers, which introduced the supernatural element in the series and was much criticized by its detractors.
As far as we know, Blackbow the Cheyenne was never reprinted, but there is a reprint of Riders of the Range published by Hawk Books in 1990.
The Blackbow page presented here is by Frank Humphris and it was published in Eagle comic #10, volume 19, published in 1968. The size of the art is 4,6 by 33,3 cm and the size of the page is 50,1 is 38,1 cm. To enlarge the page, please click on the picture shown above.
Etiquetas: Blackbow the Cheyenne, comics britânicos, Frank Humphris, originais
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