domingo, julho 23, 2006

Boots and Her Buddies

Porventura a mais antiga e conhecida série norte-americana sobre a vida social de jovens mulheres terá sido Polly & Her Pals, de Cliff Sterret, surgida em 1912, que terá dado origem a diversas outras séries dedicadas à mesma temática, entre as quais figura Boots and Her Buddies, da autoria de Abe Martin, de seu nome completo Edgar Everett Martin (1898-1960), estreada a 18 de Fevereiro de 1924.

Lançada pelo Newspaper Enterprise Association, tinha como principal protagonista Boots, uma estudante universitária, recatada e com tendências algo conservadoras, o que era invulgar em plenos anos 20, e como personagens secundários diversos pretendentes, que a popularizaram ao ponto de se tornar a namorada da América durante os anos 20 e 30.

Surgindo inicialmente apenas como tira diária, passou a surgir também numa página dominical a partir de 1926, muito embora apenas como complemento a outra série e, mais tarde, em 1931, Abe Martin criou Girls, uma página em que inicialmente Boots não aparecia. Dois anos mais tarde começou a intervir nesta série e, em 1934, a página mudou de Girls para Boots. Já com o curso terminado, entrou no mercado de trabalho e, à semelhança de Blondie, acabou por casar-se em 1945, passando a série a possuir características diferentes, em que as preocupações com a vida doméstica assumiam o principal papel no argumento.

Muito embora tivesse conseguido enorme popularidade, não chegou ao cinema nem à rádio, mas surgiu sob a forma de comic-book em finais dos anos 40 e meados da década seguinte. Contudo, foi perdendo leitores a pouco e pouco, até que, com a morte do seu autor, entrou em declínio, sendo desenhada pelo seu assistente, Les Carroll, até ao seu desaparecimento em Março de 1969.

A tira aqui apresentada apresenta a data de 18 de Abril, mas nela não figura o ano, que será provavelmente da década de 30. Está assinada pelo autor, a possui, sobre todo o desenho, um acetato com uma trama, já que a acção decorre de noite. A dimensão da mancha é de 41,5 x 11,8 cm, e a do papel é de 44,5 x 14,5 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

quinta-feira, julho 06, 2006

Jane Arden

A série Jane Arden foi publicada entre 1927 e 1968, com origem num argumento de Monte Barrett, responsável por este desde o seu início até 1949, quando faleceu, continuando a série com base nas suas histórias até 1952, pertencendo os desenhos a Frank Ellis, entre 1927 e 1935. Após este ano, passou para as mãos do desenhador Russell E. Ross até 1955, havendo ainda a referir o argumentista Walt Graham (entre 1952 e 1968), bem como os desenhadores Jim Speed (entre 1955 e 1960), William Hargis (entre 1961 e 1963) e Bob Schoenke (entre 1964 e 1968).

A principal personagem era uma repórter especializada em crimes, sobretudo interessada na sua denúncia, à semelhança de personagens como Lois Lane, de Superman, ou Brenda Starr. Embora nunca tivesse obtido grande sucesso nos Estados Unidos, a sua popularidade foi bastante maior no Canadá e na Austrália, onde foram publicadas revistas inteiramente dedicadas às suas aventuras e tendo como título o nome da personagem.

Criada para a agência de distribuição Register and Tribune Syndicate, foi no entanto após ter passado para as mãos de Russell Ross que conseguiu maior popularidade, surgindo sob a forma de bonecas e vestidos de papel para recortar, chegando a ser rodado um filme intitulado The Adventures of Jane Arden em 1939, com direcção de Terry O. Morse, de que é possível ver um excerto aqui. Ross, que trabalhava para o Des Moines Register and Tribune, envolvera-se desde os inícios dos anos 30 em diversas séries, destacando-se Bullet Benton, baseado numa história de Zane Grey, que passou posteriormente a Slim and Tubby, tendo este último personagem passado a figurar em Jane Arden como personagem secundário. Esta foi a primeira jornalista feminina a envolver-se no teatro da II Guerra Mundial, logo desde o seu início, tendo sido responsável por incentivar algumas mulheres a seguir a carreira do jornalismo. Creio que é praticamente desconhecida em Portugal.

A tira aqui apresentada possui dia e mês (22 de Junho), no entanto o ano encontra-se apagado, pelo que podemos apenas supor tratar-se de uma publicação dos anos 30. O © é do The Register and Tribune Syndicate. Não estando igualmente assinada, a conjectura é de que se trata da época de Walt Graham e Russell Ross. A dimensão do desenho é de 42,8 x 13,4 cm e a do papel é de 45,4 x 14,5 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com