sexta-feira, janeiro 23, 2009

Buffalo Bill por Fred Meagher

Buffalo Bill é uma das míticas individualidades do Oeste norte-americano sobre o qual foram criadas inúmeras lendas, desde a literatura até ao teatro, ao cinema e à ilustração, passando, muito naturalmente, pelos quadradinhos, que poderíamos claramente englobar na literatura em geral, muito embora se trate de uma inclusão por vezes polémica.

Tendo na sua origem uma personagem real, nascida a 26 de Fevereiro de 1846 no território do Iowa, e falecida a 10 de Janeiro de 1917, de seu verdadeiro nome William Frederick Cody, que aos 14 anos começa por participar na organização conhecida como Pony Express, a qual fazia circular o correio por regiões ainda inóspitas dos Estados Unidos, foi sobretudo a sua carreira como guia, exterminador de índios e de caçador de búfalos que lhe deu fama, mais tarde reforçada pela criação do circo itinerante Buffalo Bill’s Wild West, inspirada nos rodeos, com que tomou conhecimento por volta de 1882 e em cuja actividade se manteve praticamente até à sua morte, tendo nela incluído alguns dos seus anteriores inimigos, agora pacificados e transformados em actores, através de simulações de ataques a diligências e a caravanas de colonos brancos e às subsequentes escaramuças entre estes e os seus atacantes.

A sua vida aventurosa, que Bill Cody, como também era conhecido, se esforçou por alimentar, inclusive junto da nobreza europeia, que procurava a aventura em safaris organizados na Nova Inglaterra, deu origem a inúmeras histórias, peças de teatro, filmes, e histórias aos quadradinhos, que tiveram imensa popularidade em todo o mundo, em que Portugal não constituiu excepção.

Uma das séries dedicadas a esta personagem foi publicada nos jornais norte-americanos em tiras diárias, desenhada por Fred Meagher (1912-1976), que começou a trabalhar como ilustrador para a editora Hershey Publications, e também trabalhou para a revista Tom Mix Comics, bem como para Straight Arrow e The Durango Kid. Para a United Features Syndicate desenhou Broncho Bill, que mudou o título para Buffalo Bill em 1955, mantendo-se até ao ano seguinte, altura em que foi descontinuada, abandonando este desenhador a sua carreira na área dos quadradinhos e passando para o design industrial.

Capa da revista com o título da personagem, editada em Portugal pela Agência Portuguesa de Revistas. A imagem é relativa ao número 1, de Julho de 1975.Esta série sobre o personagem foi publicada no Brasil pela RGE, Rio Gráfica Editora, mas não tenho a certeza se chegou a surgir entre nós, já que foram várias as aventuras dedicadas a este herói a surgirem em páginas de revistas periódicas nacionais, sobretudo editadas pela Agência Portuguesa de Revistas.

A tira aqui apresentada está datada de 4 de Agosto de 1955, não contendo qualquer assinatura, sendo provavelmente da autoria de Fred Meagher; nela figura data de 4/8/1955. Na margem superior esquerda surge a indicação B.B.#4 Aug. 1 to 6. O © é da United Feature Syndicate. A dimensão da mancha é de 62 por 17,7 cm e a do papel é de 67 por 21 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com